quinta-feira, 26 de maio de 2011

«Lourdes» estreia no Porto

O filme ‘Lourdes’, que narra a história de uma doente aberta ao milagre da cura no santuário católico francês com o mesmo nome, estreia hoje no Medeia Cine Estúdio Teatro do Campo Alegre.
A terceira longa-metragem da austríaca Jessica Hausner, produzida em 2009, foi distinguida pela Federação Internacional da Imprensa Cinematográfica e pela Signis (Associação Católica Mundial para a Comunicação), refere uma nota enviada à Agência Ecclesia pela distribuidora, Medeia Filmes.
A Academia Europeia de Cinema também premiou a coprodução francesa, austríaca e alemã com o galardão para melhor atriz (Sylvie Testud) e a Viennale, festival que se realiza na Áustria, atribuiu ao filme de 96 minutos a distinção para melhor realizadora.
Motivada pela esperança no milagre e pela oportunidade de convívio, Christine, a protagonista, embarca numa excursão ao santuário mariano, viagem que se transforma “numa peregrinação interior”.
Num “filme curioso e nada linear, Jessica Hausner “opta por uma abordagem não explicitamente confessional”, o que gerou “alguma controvérsia”, pois “onde uns anteviram (e temeram) a apologia do milagre (que não faz), outros acusaram-no, pelo contrário, de o descredibilizar”, assinala Margarida Ataíde.
“‘Lourdes’ é um filme onde a tensão está toda no que não se diz, no que se sugere, na ambiguidade” que a realizadora “instala desde a primeira imagem, nos movimentos quase imperceptíveis que propulsionam o seu olhar clínico sobre uma excursão de peregrinos ao santuário”, aponta por seu lado Jorge Mourinha.
Hausner “filma tudo com uma extraordinária paciência observacional”, recorrendo a “um uso inteligentíssimo do ‘zoom’”, sempre em “planos de conjunto”, como se “a religião quase exigisse que o homem abdicasse de uma postura pessoal perante o mistério da fé”, sublinha o crítico de cinema em texto publicado no jornal ‘Público’.
O filme está em exibição no Porto, no Teatro do Campo Alegre, até 1 de Junho, todos os dias às 18h30 e 22h (excepto 31 de Maio, em que passará só às 18h30), enquanto que em Lisboa pode ser visto no cinema King.

Sem comentários: