domingo, 22 de maio de 2011

Hoje é dia de Nossa Senhora do Divino Amor

Na primavera de 1740, um viandante que se dirigia a Roma, ao chegar perto da torre, foi assaltado por uma matilhas e estava para ser até devorado; o pobrezinho levantou os olhos, viu a sagrada imagem e pediu ajuda à mãe de Deus; o milagre realizou-se: os cães dispersaram-se de repente, fugindo pelos campos.
A seguir ao milagre, no dia 5 de Setembro do mesmo ano, a imagem de Maria foi retirada da parede onde se encontrava e transferida para uma quinta próxima chamada "La Falconiana", dentro da qual existia a pequena igreja de S. Maria ad Magos.
Passados cinco anos, no dia 19 de Abril de 1745, a imagem foi reconduzida para o seu antigo lugar, onde entretanto fora edificada uma igreja, mais tarde consagrada pelo cardeal Cario Rezzonico - futuro Papa Clemente XIII. Desde então começaram as romarias populares, que se tornaram cada vez mais numerosas e assim continuam hoje.
Entre as mais famosas, aquelas que se desenrolam desde a Páscoa até ao fim de Outubro todos os sábados à noite, a pé, desde o Passeio Arqueológico, cobrindo uma distância de uns 15 quilómetros. No dia 13 de Maio de 1883, o Capítulo Vaticano coroa a imagem de Nossa Senhora e em 1930 foi nomeado reitor padre Umberto Terenzi. No dia 8 de Dezembro de 1932, o Santuário torna-se paróquia e o padre Umberto é o primeiro pároco. No dia 25 de Março de 1942, o pároco funda a Congregação das Filhas de Nossa Senhora do Divino Amor, seguindo-lhes as pisadas, vinte anos depois, os padres Oblaü que desde então guardam o Santuário.

A salvação de Roma

Em 1944, enquanto Roma corre o perigo de ser destruída pelos acontecimentos da guerra. No dia 24 de Janeiro, o quadro da Virgem foi transferido para a cidade, passando por algumas igrejas e, por fim, ficou na de S. Inácio, onde no dia 4 de Junho de 1944 para obter a libertação da cidade, o povo de Roma fez voto a Nossa Senhora de renovar a própria vida, de erigir um novo Santuário e de realizar uma obra de caridade, em sua honra. Nossa Senhora realizou o milagre e Roma foi salva.
O Papa Pio XII, a 11 de junho de 1944, vai rezar com os romanos e atribui a Nossa Senhora do Divino Amor o título de "Salvadora de Roma". Nós olhamos para ti, Mãe do Divino Amor, esperando por ti, pela tua materna intercessão, a nossa salvação... Guarda a tua Roma".
Depois da guerra, o Santuário abriu de novo as suas portas: desenvolvem-se obras de caridade, de cultura e de apostolado. Começou a publicação das revistas "Paróquia" em 1946, e "Nossa Senhora" em 1954; enquanto que o boletim "Nossa Senhora do Divino Amor", nascido em 1931, retoma as publicações.
Na casa das freiras foram acolhidas as primeiras órfãs, enquanto noutras partes de Itália criam-se outras casas religiosas e, também, no estrangeiro com missões na Colômbia em 1971, no Brasil em 1991, e no Peru em 1993. No dia 3 de Janeiro de 1974 morria o padre Umberto Terenzi. Os seus restos mortais descansam no Santuário na cripta de Nossa Senhora das Dores. Em 1975 começam a realizar-se numa aldeia perto do Santuário jornadas marianas para jovens. Isto a nível nacional. No dia l de Maio de 1979 o Papa João Paulo II visitou o santuário do Divino Amor e proclama-o "santuário mariano de Roma", regressando ao recinto em Junho de 1987 para a abertura do Ano Mariano.
Desde 1983 que funciona a casa do romeiro para reuniões, retiros e exercíos espirituais; no domingo de Ramos e na Sexta-Feira Santa, à noite, tem lugar a mais extraordinária representação romana da Via Sacra. Nos anos 80 do século XX foram feitos muitos trabalhos de restauro no Santuário e, em 1991, foi realizada a delicada restauração do altar e do antigo e precioso fresco de Nossa Senhora do Divino Amor. No dia 29 de Fevereiro de 1991 foi emanado o édito para a canonização do servo de Deus, padre ümberto Terenzi, fundador da Obra de Nossa Senhora do Divino Amor.
O Sínodo Diocesano aberto (1986) e concluído (1993) à frente de Nossa Senhora do Divino Amor, na praça S. Pedro, constitui o acontecimento mais influente da Igreja de Roma para cumprir o voto através de uma renovação espiritual e o crescimento na comunhão e na missão da Igreja para a Cidade e para o mundo.

Oração a Nossa Senhora do Divino Amor


















Oh Maria, Virgem Imaculada, mãe de Deus e nossa
Oh Mãe do Divino Amor, a ti elevamos as nossas súplicas esperando alcançar as graças que necessitamos.
Tu que mereceste a saudação: "cheia de graça", tudo podes alcançar-nos.
Sim, oh Maria, realmente és cheia de graça, porque o Espirito Santo, teu celestial Esposo,
com o seu Divino Amor, abriu em ti a sua morada:
desde o momento da concepção, preservou-te de toda culpa e te conservou imaculada.
De novo retornou a ti no dia da Anunciação, fazendo de ti a Mãe;
no dia do Pentecostes, pousou sobre ti com os seus sete dons e fez-te guardiã e fonte das divinas graças.
Eia pois, oh doce Mãe do Divino Amor, as nossas súplicas:
concede a paz ao mundo, faz tiunfar o teu amor, protege o Papa,
reúne na unidade perfeita todos os cristãos, ilumina com a luz do Evangelho todos os que ainda não crêem,
converte os pecadores, dà-nos a coragem do arrependimento constante e força para vencer as tentações,
ilumina a nossa mente para seguirmos sempre o caminho do bem,
e finalmente, quando Deus nos chamar abre-nos as portas do céu.
E enquanto gememos e choramos neste vale de lágrimas, socorre-nos nas nossas necessidades
e conserva em nós o amor diante dos inevitáveis sofrimentos da vida.
Cura oh Mãe das graça as nossas enfermidades.
Concede a saúde aos teus devotos, liberta oh Maria, das penas do purgatório os fiéis defuntos,
especialmente os que foram recomendados às orações do Santuário e as vítimas das guerras.
Olha com materna bondade e protege as obras do Divino Amor.
E a nós, teus filhos, concede-nos oh doce Mãe louvar-te sempre.
Que o nosso coração arda sempre do amor de Deus nesta vida para gozar eternamente contigo no céu.
Amen.

Sem comentários: