quinta-feira, 26 de maio de 2011

Santuário de Fátima construiu novos sanitários

Estão finalmente em uso os dois blocos sanitários construídos no Cabeço de Aljustrel, uma obra realizada pelo Santuário de Fátima com vista a uma melhoria do acolhimento aos muitos peregrinos e visitantes daquele lugar. Ambos foram construídos nas proximidades do percurso da Via Sacra, um no início e outro no final. A obra foi iniciada em Janeiro e entregue ao Santuário a 22 deste mês.
São muitos os peregrinos que na sua passagem por Fátima se dirigem àquele espaço, cada vez mais conhecido como “o pulmão do Santuário de Fátima”, pela extensão de zona verde e pelo cuidado colocado na sua preservação. Em meditação e oração ou em passeio, de forma individual ou em grupo, a passagem por aquele lugar integra muitos programas de visitas e peregrinações.
A visita ao Calvário Húngaro, pelo percurso da Via-sacra, deste a Rotunda de Santa Teresa de Ourém; a visita à Loca do Cabeço, local de duas das três aparições do Anjo; ou ao monumento comemorativo da quarta aparição de Nossa Senhora são alguns dos motivos que levam aquele lugar. Um percurso feito a pé e que inúmeras vezes termina na aldeia de Aljustrel, com a visita às casas dos pastorinhos videntes e à Casa-Museu de Aljustrel.
Uma das iniciativas, como exemplo, é promovida pelo Movimento da Mensagem de Fátima que realiza periodicamente, de Maio a Dezembro, naquele lugar, um programa que intitula “Dia de Deserto”, uma jornada de oração, convívio de catequese.
Não havendo estatísticas quanto ao número de visitantes ao chamado Cabeço de Aljustrel, há contudo dados concretos quanto ao número de visitantes das casas dos videntes e à Casa-Museu de Aljustrel.
De acordo com informação disponibilizada pelo Serviço de Peregrinos do Santuário, em 2010, individualmente ou em grupo, 215.092 portugueses e 233.087 estrangeiros visitaram a casa onde nasceu a vidente Lúcia. Pela casa onde nasceram Francisco e Jacinta Marto passaram 187.196 portugueses e 216.280 estrangeiros.No mesmo ano, a Casa-Museu de Aljustrel registou 18.007 entradas.
Fonte: Santuário de Fátima

Sem comentários: