sábado, 21 de maio de 2011

Papa convida a «aprender a rezar»
Centenas de milhares de pessoas no Meeting do Comunhão e Libertação em Rimini

Bento XVI desafiou os católicos a “aprender a rezar” para “aprender a viver", numa mensagem enviada aos participantes no Meeting pela amizade entre os povos, inaugurado este domingo na cidade italiana de Rimini.
“As coisas finitas podem oferecer faíscas de satisfação ou de alegria, mas só o infinito pode preencher o coração humano", afirma.
O encontro convocado pelo movimento Comunhão e Libertação reúne durante esta semana mais de meio milhão de pessoas, em volta do tema "Essa natureza que nos leva a desejar grandes coisas é o coração".
Para o Papa, este tema lembra que “no fundo da natureza de qualquer homem encontra-se a irreprimível inquietude que o leva a buscar algo que possa satisfazer o seu anelo”.
A iniciativa tem como objectivo proporcionar o encontro entre pessoas de diferentes crenças e culturas, que tenham em comum o desejo de se conhecerem e valorizarem mutuamente.
No texto papal, lido na Missa que inaugurou o encontro, refere-se que “todo o homem intui que precisamente na realização dos desejos mais profundos do seu coração pode encontrar a possibilidade de realizar-se, de encontrar o seu cumprimento, de converter-se verdadeiramente em si próprio".
"O homem sabe que não pode responder por si só às suas próprias necessidades. Por mais que acredite ser auto-suficiente, experimenta que não é suficiente para ele mesmo”, indica ainda o texto, enviado pelo Papa através do seu Secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone.
O desejo de "coisas grandes" deve “transformar-se em oração", assegura Bento XVI, "expressão do desejo" de Deus ao qual este responde “abrindo o nosso coração".
"Temos de purificar nossos desejos e esperanças para poder acolher a doçura de Deus”; sublinha.
A mensagem conclui recordando que o sacerdote italiano Luigi Giussani (1922-2005), fundador de Comunhão e Libertação e amigo pessoal de Joseph Ratzinger, que o apresenta como mestre de jovens na hora de despertar neles o amor a Cristo.
O programa do Meeting de Comunhão e Libertação está subdividido em “blocos” de eventos, entre os quais se encontram os chamados “Encontros das 17h” e outras “mesas-redondas”.
A articulação dos conteúdos prevê também a área dos “Focus”, entre os quais se encontram os seminários com fundações internacionais como a Fundação Tony Blair e a Fundação Adenauer.
A secção “Textos e contextos” proporá novidades literárias sobre grandes temas do momento, mostras e vídeos, entre eles a crónica de reportagens internacionais “Histórias do Mundo” e a dedicada ao universo desportivo, chamada “História do desporto, histórias de vida”.
Haverá também 18 espectáculos nocturnos de teatro, música e dança a partir do “Calígula”, de Albert Camus, no 50.º aniversário da morte do escritor, filósofo e dramaturgo francês.
O domingo, 22, tera uma momento especial de oração pela China, país onde os cristãos são perseguidos, e pela comunidade católica chinesa a viver em Itália. A China
O programa completo está disponível na página oficial do evento Meeting Rimini.

Sem comentários: