sábado, 28 de maio de 2011

Jornadas Mundiais da Juventude 2011
Oportunidade para jovens reforçarem alicerces de vida

O arcebispo de Madrid acredita que a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se realiza na capital espanhola em Agosto, será uma oportunidade para os mais novos reforçarem os seus alicerces de vida.
D. António Rouco Varela, presidente do comité organizador das JMJ2011, toma como exemplo jornadas anteriores, onde surgiram “muitas vocações sacerdotais, de vida consagrada e para o matrimónio”.
Apesar de se tratarem de caminhos diferentes, todos podem funcionar como “uma contribuição para a sociedade actual”, que necessita de “energia para resolver a crise e fortalecer o caminho da paz”,
Mais do que no desemprego ou na instabilidade económica, os problemas da sociedade estão sobretudo “no coração de cada um, o único sítio onde podem ser solucionados” avisa o arcebispo de Madrid, comparando a crise actual com uma casa em chamas.
“Neste tipo de situações, é importante chamar os bombeiros mas, mais do que isso, é fundamental actuar para que o fogo não volte a acontecer, e para isso é preciso algo mais do que soluções técnicas”, sustenta.
Por isso, o arcebispo pede aos jovens participantes “que se deixem iluminar por Cristo”, para que depois possam ser motores de esperança junto das comunidades onde estão inseridos.
“O Papa na sua última encíclica ‘Caridade na Verdade’ não deixa de abordar nenhum dos problemas da sociedade actual, mas sempre com um ponto de referência comum: a entrega, a solidariedade, a caridade” conclui D. António Rouco Varela.
As Jornadas Mundiais da Juventude, lançadas em 1985 por iniciativa de João Paulo II, assumem-se actualmente como o maior evento juvenil da Igreja Católica. Este ano realizam-se em Madrid, entre os dias 16 e 21 de Agosto, e a organização está a aguardar a participação de pelo menos um milhão de jovens, entre os quais cerca de 10 mil portugueses.
Fonte: JCP/Agência Ecclesia Foto: Música Calada sublinha o prelado.

Sem comentários: