quinta-feira, 19 de maio de 2011

Madre Maria Clara do Menino Jesus é beatificada este sábado


O processo de canonização

Encerrando um período de intensas buscas e muita pesquisa de documentação, a 21 de Agosto de 1995, a Sé Apostólica concedeu o “Nihil Obstat” à instrução da Causa de Canonização da Serva de Deus Madre Maria Clara do Menino Jesus, pedido pelo Patriarcado de Lisboa, a 15 de Junho do mesmo ano.
A sessão de abertura do processo de canonização, a nível diocesano, teve lugar no dia 18 de Dezembro de 1995, em Linda-a-Pastora, na sede-geral da congregação. Foi presidida por D. António Ribeiro, então Cardeal Patriarca de Lisboa, e contou com a presença de todas as pessoas ligadas à instrução do Processo, incluindo as testemunhas, muitas Irmãs, amigos da congregação e familiares da Mãe Clara. Durante a sessão de abertura, tiveram lugar as nomeações para os cargos referentes ao processo (juíz-delegado, promotor de Justiça, notários, membros das comissões Teológica e Histórica) e os respectivos juramentos. Foi também apresentada e aceite a lista de testemunhas a ouvir.
O processo diocesano de Canonização da Mãe Clara foi um trabalho nem sempre fácil, mas levado por diante com muita dedicação e empenho por parte de todos os que nele colaboraram. Coroando o esforço de dois longos anos, a sessão de clausura do processo diocesano realizou-se no dia 1 de Dezembro de 1997. Foi presidida pelo então Arcebispo Coadjutor da Diocese de Lisboa, D. José da Cruz Policarpo. No dizer do juiz-delegado, este processo “veio pôr à luz a grande figura que foi a Madre Maria Clara e o seu grande contributo para a vida da Igreja, de então e de hoje, através da acção das suas Irmãs».
Terminada a fase de instrução do processo, toda a documentação a enviar à Congregação para as Causas dos Santos foi fechada e lacrada, para que ninguém pudesse substituir provas ou introduzir documentos falsos.

Outros Passos do Processo


12.12.1997 - Entrega do processo em Roma.
10.02.1998 - Abertura oficial do processo na Congregação para as Causas dos Santos.
06.11.1998 -Emissão do decreto de validade do processo, assinado pelo Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, D. José Saraiva Martins. Elaboração da Positio, pela Ir. Rosa Helena Mendes de Moura, orientada pelo Relator, Mons. José Luís Gutierrez, com a colaboração do Postulador, Pe. Romualdo Rodrigo.
16.10.2003 - Encerramento oficial da fase romana do processo de canonização da Madre Maria Clara do Menino Jesus. Aprovação e aceitação da Positio, com cerca de 500 páginas de texto e documentos em duas versões (portuguesa e italiana), pelo Relator da Causa, Monsenhor José Luis Gutiérrez, na presença do Postulador, P. Romualdo Rodrigo, OAR, da Irmã Rosa Helena Mendes de Moura, colaboradora externa da Congregação para as Causas dos Santos, e da Irmã Maria Eneide Martins Leite, Procuradora da Congregação em Roma.
01.12.2003 - Entrega da Positio à Comissão Histórica, para ser avaliada pelos peritos, sob o ponto de vista das respectivas competências.
17.01.2004 - Envio dos primeiros elementos recolhidos pelo Sub-Secretariado Madre Maria Clara, de Tui, Espanha, relativos à cura de D. Georgina Troncoso Monteagudo, ao Sec. Madre Maria Clara, Linda-a-Pastora.                                                                 
Georgina Troncoso Monteagudo, a miraculada (foto: Patriarcado de Lisboa)

07.04.2004 - Entrega dos elementos reunidos para o Processo de cura, ao Postulador, Padre Romualdo Rodrigo - Roma, a fim de o poder apresentar a um perito que verifique o fundamento do pressuposto milagre.
04.05.2004 - Aprovação da Positio, pelo Congresso da Congregação para as Causa dos Santos, relativamente à análise feita pelos críticos históricos.
22.07.2004 - Apresentação dos volumes da Positio, encadernados e integrando o parecer dos históricos, à Congregação para as Causas dos Santos, a fim de serem remetidos à Comissão dos Teólogos, quando constituída.
12 a 15.11.2004 - Exumação dos restos mortais da fundadora, Madre Maria Clara do Menino Jesus: um trabalho executado pela Agência Magno, com a presença da Câmara Municipal de Oeiras e da respectiva Delegação de Saúde. Por permissão dos técnicos, a maior parte do trabalho foi executado pelo Governo Geral da Congregação e outras Irmãs.
16.12.2004 - Envio para Roma da lista de testemunhas que irão depor no processo do presumível milagre da cura repentina de pioderma gangrenoso, em Georgina Troncoso Monteagudo.
18.01.2005 - Chegada a Tui do postulador, Padre Romualdo Rodrigo, para a preparação dos trâmites de abertura do processo diocesano do pressuposto milagre.
24.01.2005 - Abertura do processo do referido milagre, realizada na Residência Paz y Bien, Tui, presidida pelo Bispo da diocese, D. José Diéguez Reboredo, que nomeou o Tribunal nas pessoas de Monsenhor José Cerviño y Cerviño, D. Juam Carlos Sendón e D. Vicente Souto, assessorados por sábios peritos. Além de numerosa assembleia, marcaram presença a Superiora Geral de Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, Irmã Maria Isilda Freitas, as Irmãs envolvidas no processo e, também, religiosas de outras congregações.
23.04.2005 - Clausura do processo do presumível milagre, ocorrida no mesmo local da abertura. Presidiu à sessão o bispo da Diocese, e estiveram presentes o Tribunal que analisou e estudou o milagre e numerosa assembleia.
02.05.2005 - Entrega do processo do milagre ao Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, D. José Saraiva Martins, depois de ter sido presente e anotado na Chancelaria da Congregação, no dia 28.04.2005. Foram dele portadoras a responsável pelo Sub-Secretariado Madre Maria Clara, em Tui, Irmã Maria José Pereira Feijoo, a Superiora da Delegação de Nª Sª do Pilar, Irmã Elisa Comesaña Fernandez, e a Procuradora da Congregação junto da Santa Sé, Irmã Maria Eneide Martins Leite.
D. Saraiva Martins durante o processo

03.10.2005 - Abertura oficial do processo do pressuposto milagre, na Congregação para as Causas dos Santos. Ante a presença do Prefeito da Congregação, Cardeal D. José Saraiva Martins, do Postulador da Causa, Padre Romualdo Rodrigo, dos Técnicos da Congregação para as Causas dos Santos e de algumas Irmãs da Casa Madonna di Fátima, Roma, foi aberto o processo e verificada a sua legalidade, de modo a poder ser entregue, oportunamente, à comissão de peritos que o hão-de estudar.
02.05.2006 - Emanação do decreto de validade do processo sobre o milagre, instruído na Diocese de Tui-Vigo, Espanha.
07.08.2007 - Visita de D. José Saraiva Martins, Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, ao túmulo dos Fundadores, em Linda-a-Pastora. Celebrando-se o XXV Capítulo Geral, o cardeal cumprimentou as Irmãs capitulares, leu a mensagem da Sé Apostólica à Assembleia, falou do andamento do processo de canonização e desceu à cripta, onde rezou e ouviu as explicações sobre os elementos mais significativos do espaço que envolve os sarcófagos. Ao sair, assinou o livro e abençoou todos os presentes.
02.09.2007 - Celebração do 164º aniversário de baptismo de Madre Maria Clara do Menino Jesus, na Igreja Paroquial de Nª Sª do Amparo, Benfica. Previamente preparados pelo pároco, cónego Dr. João de Sousa, os fiéis acorreram em massa, enchendo a igreja, para a Missa de Domingo. Solenizada pelo coro da paróquia, tornou-se um acto marcante de glória a Deus, não só pelo que já em si é, mas, também, pela grandeza e impressionante execução coral. As Irmãs da Casa Geral e de outras Fraternidades, vizinhas de Lisboa, estiveram presentes e não retiraram sem uma visita à Pia baptismal, onde Libânia do Carmo se inscreveu no livro dos filhos de Deus.
01.02.2008 - Congresso Especial dos Consultores Teólogos, para avaliação das virtudes heróicas da Serva de Deus, Madre Maria Clara do Menino Jesus, com resultado positivo.
06.12.2008 - Declaração das virtudes heróicas. Bento XVI autorizou a publicação do Decreto que reconhece as virtudes heróicas da Madre Maria Clara Do Menino Jesus. Com este acto, é proclamada Venerável e fica mais perto da beatificação. O libelo expressa assim a determinação: … o Beatíssimo padre declarou: No caso e para o fim de que se trata. Constatam-se, em grau heróico, as virtudes teologais da Fé, esperança e Caridade, tanto em relação a Deus como em relação ao próximo, para além das virtudes cardeais da prudência, justiça, Temperança e fortaleza e de outras virtudes a ela ligadas, na Serva de Deus Maria Clara do Menino Jesus, (no século: Libânia do Carmo Galvão Mexia de Moura Telles e Albuquerque), Fundadora das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição. A notícia encheu de alegria toda a Congregação, Fasfhic, Amigos e Filiados. Mereceu a devida publicidade e a Congregação rendeu graças a Deus, através da Eucaristia em cada Fraternidade.
Um exemplo de pioderma gangrenoso (foto: scielo.br)

09.05.2009 - Jornada de estudos sobre a Venerável Maria Clara do Menino Jesus - Mosaico colorido. Realizada no Salão Bom Pastor, do Centro Paulo VI, em Fátima, reuniu mais de 650 pessoas, dispostas a um programa previamente distribuído. Aliciavam os temas… e os prelectores, de nome e de sabedoria bem conceituada, prometiam prender e confirmar as razões da presença.

14.01.2010 - A consulta médica, da Congregação para as Causas dos Santos, no Vaticano, perante a proposta do caso clínico, apresentado para a beatificação da Venerável Serva de Deus Maria Clara do Menino Jesus, em reunião ordinária, julgou inexplicável a cura do pioderma gangrenoso em Georgina Troncoso Monteagudo, milagre ocorrido, em Baiona, no dia 12 de Novembro de 2003, obtido por intermédio da Madre Maria Clara do Menino Jesus.
15.06.2010 - O Congresso dos Teólogos expressou unanimemente o seu parecer afirmativo, sobre o milagre operado pela intercessão da Venerável Serva de Deus Maria Clara do Menino Jesus. “Os membros do Congresso Teológico auspiciaram que, se for da vontade do Santo Padre, esta exemplar religiosa possa alcançar brevemente a desejada beatificação”.
07.12.2010 - Após o estudo do presumível milagre, operado por Deus em Georgina Troncoso Monteagudo, a sessão ordinária de Cardeais e Bispos, realizada em Roma, emitiu o parecer positivo sobre a cura repentina de pioderma gangrenoso, de que a paciente espanhola sofria há 34 anos.
10.12.2010 - O Papa Bento XVI autorizou a publicação do Decreto de aprovação do milagre operado por Deus em Georgina Troncoso Monteagudo, atribuído à intercessão da Venerável Serva de Deus Maria Clara do Menino Jesus. A decisão teve lugar durante a audiência privada concedida ao Cardeal Angelo Amato, Prefeito da Congregação das Causas dos Santos.
Fonte: CONFHIC

Sem comentários: