sábado, 14 de maio de 2011

Peregrinação Internacional de Maio em Fátima

Cardeal Sean O'Malley falou da actualidade da mensagem Fátima
Arcebispo de Boston diz que dioceses devem ter plano para enfrentar «abusos sexuais

O cardeal norte-americano Sean O’Malley falou sobre "a importância da mensagem de Fátima para a actualidade" durante a peregrinação internacional aniversária no Santuário de Fátima. Depois de há um ano a peregrinação internacional aniversária de Maio ter sido presidida por Bento XVI, "é como servir um hamburger depois de um bom bife", brincou, em português, o cardeal O’Malley, arcebispo de Boston que preside pela terceira vez à celebração mariana. O arcebispo, vestido de hábito capuchinho, participou na conferência de imprensa que antecedeu o início da peregrinação, em Fátima (...) e afirmou que no mundo em que se vive, "a fé é um tesouro".
"Num mundo que nos pede para enfrentar a crise e as doenças da vida, não somos órfãos, temos um pai que cuida dos seus filhos", afirmou, acrescentando ter vindo pedir mais fé para o mundo e "uma nova geração de crentes".
Desde 2003 a presidir à comunidade de Boston, o prelado referiu a presença de um santuário na diocese, dedicado a nossa senhora onde muitos grupos peregrinos celebram a sua devoção.
O actual arcebispo de Boston esteve anteriormente na diocese de Fall-River, local que integra uma grande comunidade açoriana que mantém a tradição de celebrar as festas do Santo Cristo.
"Entre irlandeses e americanos há grande devoção a nossa senhora, mas ser prior de uma comunidade em Washington, fez crescer a minha devoção. Todos os meses se fazia uma peregrinação, rezava o terço e celebrava a missa".
Na segunda-feira o Vaticano publica normas reguladoras para casos de abusos sexuais a menores cometidos por clérigos, no seguimento dos episódios que abalaram a Igreja Católica um pouco por todo o mundo. Aos jornalistas, o cardeal que é um dos visitadores apostólicos nomeados pelo Papa, em 2010, para ajudar a averiguar casos de abusos sexuais na Irlanda, referiu a importância de haver normas para todos os países tratarem do problema.
"Cada diocese deve planear como enfrentar o problema, para ajudar as vitimas de abusos sexuais e trabalhar com as autoridades civis, para fazer das nossas instituições lugares católicos mais seguros para as crianças".
Questionado ainda sobre as reações à morte do líder da Al-Qaeda, Bin Laden, o Arcebispo de Boston afirmou compreender as manifestações de alegria enquadradas no sofrimento de quem perdeu entes queridos.
"Não nos devemos alegrar pela morte de ninguém, mas compreendo, foi uma reacção emocional das pessoas que têm sofrido com a morte de inocentes", referiu, afirmando ter esperança "num mundo com mais amizade entre ocidente cristão e países muçulmanos".
(...). Os bispos de Portugal determinaram que a peregrinação deste ano seria também a evocação da beatificação do Papa João Paulo II, ocorrida a 1 de Maio no Vaticano.

Sem comentários: