quinta-feira, 12 de maio de 2011

Avançai confiantes pelo caminho da nova evangelização, no serviço amoroso aos pobres e no testemunho corajoso no interior das várias realidades sociais. Bento XVI em Veneza

Na alocução dirigida aos padres, religiosos e leigos congregados na basílica de São Marcos numa assembleia conclusiva da visita pastoral que o Patriarca, cardeal Ângelo Scola, realizou nos últimos seis anos a todas as paróquias do patriarcado, Bento XVI exortou a uma profunda renovação de vida pessoal e comunitária, humana e pastoral, com renovado empenho missionário, caridade activa e uma atenção à actividade educativa de crianças e jovens.
O Papa partiu do episódio evangélico de Zaqueu, cujo desejo de ver Jesus é premiado com a visita que o Senhor faz a sua casa, encontro a que corresponde uma profunda conversão de vida:
“Amada Igreja que estás em Veneza! Imita o exemplo de Zaqueu e anda para a frente! Ultrapassa (e ajuda o homem de hoje a ultrapassar) os obstáculos do individualismo, do relativismo; nunca te deixes arrastar para baixo, pelas faltas que possam marcar as comunidades cristãs… Como sucessor do Apóstolo Pedro… repito a cada um de vós: não tenhais medo de ir contra-corrente para encontrar Jesus, não tenhais medo de levantar os olhos para o alto a fim de cruzar o seu olhar.”
O Papa evocou o mosaico da basílica de São Marcos onde este evangelista entrega o seu Evangelho a São Pedro…


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
“Hoje, simbolicamente, venho de novo entregar o Evangelho a vós, filhos espirituais de São Marcos, para vos confirmar na fé e vos encorajar, perante os desafios do momento presente. Avançai confiantes pelo caminho da nova evangelização, no serviço amoroso aos pobres e no testemunho corajoso no interior das várias realidades sociais. Não esqueçais que sois portadores de uma mensagem para todos os homens e para o homem todo: mensagem de fé, de esperança e de caridade.”
Fonte: Rádio Vaticano

Sem comentários: