domingo, 29 de maio de 2011


Igreja apresenta Dia Mundial das Comunicações Sociais~
«Verdade, anúncio e autenticidade de vida na era digital»
A Igreja Católica em Portugal vai promover a 2 de Junho a apresentação do 45.º Dia Mundial das Comunicações Sociais, este ano subordinado ao tema ‘Verdade, anúncio e autenticidade de vida na era digital’. A iniciativa está marcada para as 17:00, no auditório da igreja paroquial de S. João de Deus, em Lisboa, incluindo a apresentação da mensagem de Bento XVI para esta celebração.
Nesse documento, o Papa convidou os cristãos a estarem presentes “com criatividade consciente e responsável” na Internet e nas redes sociais, afirmando que estas se tornaram “parte integrante da vida humana”.
Tal como a revolução industrial produziu uma mudança profunda na sociedade através das novidades inseridas no ciclo de produção e na vida dos trabalhadores, também hoje a profunda transformação operada no campo das comunicações guia o fluxo de grandes mudanças culturais e sociais”, pode ler-se.
O encontro começa com uma evocação dos 40 anos da instrução pastoral "Communio et Progressio", sobre a Igreja e os media, pelo director do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais da Igreja, António Rego.
Após a apresentação multimédia da mensagem do Papa, haverá duas intervenções subordinadas às questões ‘«O Reino digital»: onde estamos?’ e ‘Onde podemos ir?’.
A sessão conclui-se com a intervenção de D. Manuel Clemente, presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, seguindo-se um momento de diálogo com os jornalistas presentes.
O Dia Mundial das Comunicações Sociais foi a única celebração do género decidida pelo Concílio Vaticano II (Decreto «Inter Mirifica», 1963) sendo celebrado na maioria dos países no Domingo que antecede a Solenidade de Pentecostes - este ano, a 5 de Junho.

Sem comentários: