quinta-feira, 19 de maio de 2011

Conferência Internacional sobre o Combate ao Tráfico de Pessoas no Vaticano


O Vaticano foi sede nesta quarta-feira, 18, da Conferência Internacional sobre o Combate ao Tráfico de Pessoas, cujo tema foi "Construir pontes de Liberdade". O evento, realizado pela embaixada dos Estados Unidos junto a Santa Sé, em conjunto com a Universidade Católica St. Thomas, de Miami, reuniu docentes universitários, representantes de ONGs, políticos e empresários com o intuito de ressaltar a complexidade do compromisso de erradicar a chaga do tráfico de seres humanos.
Responsável pelo discurso de abertura do evento, o presidente do Pontifício Conselho da Pastoral para os Migrantes e Itinerantes, Dom Antonio Maria Veglió, declarou que um dos motivos para a realização da Conferência era desenvolver acções para que "as pessoas exploradas possam retomar as suas vidas e para que os traficantes sejam tocados pelo sofrimentos das vítimas".
Em entrevista à Rádio Vaticano, Dom Veglió teceu mais alguns comentários a respeito da importância do evento. Conforme o prelado, um dos aspectos mais interessantes da Conferência é a cooperação entre diversos participantes, pertencentes a vários credos, sectores da indústria e multinacionais, à sociedade civil e ao mundo político. "Juntos, é possível fazer a diferença", declarou.
Sobre o papel da Igreja Católica no combate ao tráfico de pessoas, o presidente do dicastério lembrou uma frase do Papa Bento XVI, na qual diz: "Efectivamente, novos problemas e novas escravidões surgem no nosso tempo... a Igreja deve renovar constantemente o seu compromisso de levar Cristo, de prolongar a Sua missão messiânica para o advento do Reino de Deus, Reino de justiça, de paz, de liberdade e de amor".
Fonte: Guadium Press com informações da Rádio Vaticano.

Sem comentários: