quarta-feira, 25 de maio de 2011

«...E o Senhor tão perto de nós!»

Festas do Santo Cristo dos Milagres nos Açores

As festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, que decorrem em Ponta Delgada, ilha de São Miguel, entre 26 de Maio e 2 de Junho, vão ter por tema a expressão ‘…E o Senhor tão perto de nós!’.
As solenidades, que remontam a 1700, pretendem “relevar e valorizar a importância da Fé” nos actuais “dias difíceis”, refere no sítio  dedicado à iniciativa a Irmandade do Senhor Santo Cristo dos Milagres, entidade responsável pela organização.
“A veneranda Imagem do Ecce Homo, que representa ‘Cristo Vivo’ no seu sofrimento pela humanidade, vai voltar às ruas da cidade, cumprindo-se, assim, e uma vez mais, uma tradição de mais de três séculos”, assinala a Irmandade.
As festas vão ser presididas pelo cardeal William Joseph Levada, responsável pela Congregação para a Doutrina da Fé, a mais antiga do Vaticano.
O prelado, que nasceu em 1936, é descendente de açorianos, dado que os seus bisavôs, emigrantes nos Estados Unidos da América, eram naturais da ilha de São Jorge.
D. William Levada também dirige a Pontifícia Comissão Bíblica, a Comissão Teológica Internacional e a Pontifícia Comissão Ecclesia Dei.
As palavras ‘Ecce Homo’ (Eis o Homem) são atribuídas na Bíblia a Pôncio Pilatos, governador da Judeia ao serviço do Império Romano, quando apresentou Jesus à multidão, após ter mandado açoitá-lo. A cena, que antecede a crucificação e morte de Cristo, figurou no tea­­tro religioso dos sécs. XII-XIV, tendo passado a ser explorada pela arte pictórica cristã, sobretudo a partir do séc. XV.

Sem comentários: