segunda-feira, 30 de maio de 2011

Visita do Santo Padre à Croácia
Vaticano apresenta estatísticas da Igreja na Croácia
O Vaticano apresentou os dados estatísticos sobre a Igreja Católica na Croácia, país que o Papa Bento XVI visita entre os dias 4 e 5 de Junho. Os dados apresentados referem-se ao período que vai até 31 de Dezembro de 2009.
Segundo esses dados, a Croácia, com uma população de cerca de 4,5 milhões de pessoas, tem 81% de católicos - a proporção de católicos por 100 habitantes é de 89,88. O país tem, de acordo com as estatísticas vaticanas, 17 circunscrições eclesiásticas e 1598 paróquias.
No aspecto do apostolado e do clero, segundo dados de 2011, há no país 25 bispos, 1.540 sacerdotes diocesanos, 803 sacerdotes, 11 diáconos permanentes, 175 religiosos não-professos, 3.536 religiosas professas, 44 membros leigos de Institutos Seculares e 1912 catequistas.
Já no campo das vocações, a Croácia conta com 149 seminaristas menores, 438 maiores. A Igreja Católica no país também mantém, entre outras instituições, 22 escolas maternas e primárias e sete universidades ou escolas superiores, além de 30 asilos e mais de 50 orfanatos.


Viagem

A visita do Papa à Croácia é motivada pela Jornada Nacional das Famílias Católicas Croatas, que acontece em Junho. Como já informado anteriormente no programa da viagem divulgado pela Santa Sé, o pontífice deve chegar à Zagreb, capital do país, às 11 horas locais, e já no aeroporto deve presidir a uma primeira cerimónia.
No primeiro dia de viagem, Bento XVI encontrar-se-á com o presidente da República e o presidente do Governo. Estão previstos encontros públicos com os jovens do país, com expoentes da sociedade civil, do mundo político, académico, cultural e empresarial, com o corpo diplomático e com líderes religiosos.
O ponto culminante da visita será a missa por ocasião da Jornada Mundial das Famílias Católicas Croatas, no Hipódromo de Zagreb. Além disso, no segundo dia da viagem, Bento XVI celebrará as vésperas com os bispos, sacerdotes, religiosos, religiosas e seminaristas na Catedral da Assunção da Beata Virgem Maria e Santo Estevão de Zagreb. Ali, o Santo Padre venerará o túmulo do beato Alojzije Viktor Stepinac, cardeal mártir do regime comunista jugoslavo. Estão previstos, além disso, um almoço com os bispos croatas e a comitiva do Papa na nova sede do Secretariado da Conferência Episcopal da Croácia em Zagreb e uma visita à residência do cardeal arcebispo de Zagreb.

Sem comentários: