domingo, 22 de maio de 2011

«Caritas Internacional» celebra 60 anos de serviço aos mais necessitados

Agência Ecclesia e Gaudium Press
Começa hoje e prolonga-ser até sexta-feira, 27, no Domus Maria, no Palazzo Carpegna, em Roma, recebe a 19ª Assembleia Geral da Caritas Internacional, que acontecerá sob um importante signo: o 60º aniversário da instituição de caridade mundial mantida pela Igreja.
Mais de 300 delegados do mundo inteiro participam este domingo, em Roma, na 19ª Assembleia-geral da Caritas Internacional, um encontro que servirá para assinalar 60 anos de serviço junto dos mais necessitados. “Celebramos, através de nossa fé e acções concretas, 60 anos de respostas ao sofrimento humano num mundo injusto” referiu a propósito deste evento, o presidente da Caritas Internacional, cardeal Oscar Rodriguez Maradiaga.
Em declarações publicadas pela Rádio Vaticano, o prelado hondurenho sublinhou o dever de continuar a “enfrentar ainda hoje, não obstante o progresso, situações de pobreza e emergências humanitárias que têm vindo a aumentar, tendo em conta também as mudanças climáticas”.
Até ao dia 27 de Maio, vão ser abordados temas como “Pobreza Zero, Agir Agora” e o “Ano Europeu do Voluntariado”, recordando aqui todos quantos trabalham diariamente, de forma gratuita, para atender os mais pobres e desprotegidos.
Está ainda prevista a eleição do novo presidente do organismo, para os próximos quatro anos, e a aprovação do Plano de Acção da Caritas Internacional, para o período de 2011 – 2015. Recorde-se que, neste momento, os seus Estatutos e Regulamentos estão a ser revistos pelo Vaticano.
O Secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Tarcisio Bertone, vai marcar presença no dia de abertura dos trabalhos, presidindo a uma celebração eucarística.
A Caritas Internacional é uma confederação de 165 organizações humanitárias da Igreja Católica, que actuam em mais de duzentos países, incluindo Portugal.
Criada em  Dezembro de 1951, depois dos seus estatutos serem aprovados pelo Vaticano, tem como principal função coordenar todas as intervenções necessárias, em casos de crise e emergência humanitária.
Fonte: RV/JCP/

Sem comentários: