quinta-feira, 19 de maio de 2011

Sé da Guarda filmada e fotografada para site da Rota das Catedrais

Dois elementos da empresa “Terra das Ideias”, estiveram na segunda e na terça-feira, dias 9 e 10 de Maio, na Guarda, onde fotografaram e filmaram o interior e o exterior da Sé Catedral, no âmbito do projecto nacional da Rota das Catedrais.
Miguel Cardoso, director criativo da “Terra das Ideias”, explicou ao Jornal A Guarda que a empresa foi contratada pelo Secretariado dos Meios Culturais da Igreja, para efectuar “a captação de imagem vídeo e fotografia de todas as Catedrais portuguesas que fazem parte da Rota das Catedrais”. “O objectivo, no imediato, é fazer um filme e fotografias para colocar no site da Rota, em www.rotadascatedrais.com e fazer uma visita de 360 graus ao interior da Catedral”, acrescentou. Em relação à visita disse que foram tiradas fotografias de todo o interior do monumento e, depois, é feita “a união de todas as fotos, o que permite ver a totalidade do interior, a partir daquele ponto de vista. Podemos olhar para o tecto, para baixo e para os lados”.
A empresa já fez a recolha de imagens das Catedrais do Porto, Santarém, Viseu, Faro e Silves, podendo alguns dos projectos ser vistos na página on-line da Rota das Catedrais. O projecto final deverá ficar concluído no início de Agosto.
O responsável também explicou que os materiais recolhidos serão “potenciados em materiais promocionais”, a lançar no futuro, como roteiros, DVD`s ou livros.
O projecto da Rota das Catedrais envolve o Ministério da Cultura e a Conferência Episcopal Portuguesa, com o objectivo de afirmar o inestimável valor religioso, histórico, artístico, cultural, simbólico e patrimonial das 25 Catedrais portuguesas. Pretende-se “devolver a estes monumentos uma atenção global e corresponsabilizante, assume-se como dinamizador de uma actuação concertada e contratualizada, planeada, criteriosa e exigente, não apenas para acudir a situações de mais evidente degradação, mas sobretudo para alcançar a capacitação dos monumentos, através de uma qualificada intervenção de recuperação e conservação de valores patrimoniais inestimáveis”. Outro dos objectivos é a “implementação de uma oferta cultural de excelência, a partir dos bens patrimoniais e em aliança com uma cuidada programação cultural, capaz de devolver os monumentos à comunidade e assim de a envolver na protecção e valorização das Catedrais”.
Em relação à Sé da Guarda, o director criativo da empresa “Terra das Ideias” reconheceu tratar-se de um monumento que “em termos do estilo gótico, no seu estado mais puro, é um exemplar fantástico”.Referiu que a Rota das Catedrais vem valorizar as Catedrais portuguesas, reconhecendo que “temos um património religioso e cultural extenso, que está subaproveitado, porque a maior parte da população não tem noção da mais valia das Catedrais”. Por outro lado, salientou que “as pessoas vão às Catedrais mas não há guias nem materiais de apoio. As coisas não são divulgadas e é fundamental divulgar as Catedrais”. Disse que, no geral, “não há livros nem nenhum material sobre as Catedrais” daí que considere que “há todo um caminho para fazer” em relação à divulgação destes monumentos religiosos. “É importante trazer novamente as pessoas para as Catedrais, para as conhecerem e tomarem novamente o gosto por elas”, concluiu Miguel Cardoso.
Fonte: Jornal A Guarda Foto: Turismo da Guarda 

Sem comentários: