segunda-feira, 30 de maio de 2011

Jovens católicos chineses pedem ajuda para ir às Jornadas Mundiais de Madrid

Quinze jovens católicos chineses, recentemente baptizados, precisam de angariar cerca de 10 mil euros para poderem participar nas Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) de Madrid, entre os dias 16 e 21 de Agosto.
“Esta gente nova vive a sua fé num ambiente muito fechado, e o encontro com outros jovens e com o Papa, que partilham do mesmo espírito, seria para eles uma experiência de comunhão fundamental com a Igreja e a sua universalidade” explica o pároco dos jovens, em declarações prestadas à agência AsiaNews. Neste momento, a religião católica na China está dividida em duas estruturas eclesiais, uma ligada à Santa Sé e outra na dependência da hierarquia estatal. Esta situação tem levado milhões de católicos leais a Bento XVI a ser obrigados a viver a sua fé na clandestinidade, para escaparem à perseguição religiosa levada a cabo pelo Governo. “Aqui nem temos uma igreja para nos encontrarmos, mas apesar disso temos muitos fiéis e também muitas conversões, todos os anos”, realça o sacerdote, que não revela o seu nome ou localização por motivos de segurança.
O facto destes 15 jovens, apesar de todos os perigos a que estão sujeitos, mostrarem-se dispostos a participar nas JMJ2011, é para o pároco um sinal de “coragem” que dá grandes motivos de “esperança” para a Igreja local. O mesmo responsável sublinha que “neste momento, eles apenas dispõem de dinheiro suficiente para cobrir 60 por cento das despesas de viagem”, pedindo por isso a ajuda e solidariedade de todos quantos possam contribuir para esta causa. Quem se quiser associar a esta iniciativa, deverá entrar no sítio da AsiaNews, e escolher uma das três hipóteses disponíveis para efectuar o donativo: através de cartão de crédito, via correio ou transferência bancária.
Fonte: JCP/Agência Ecclesia

Sem comentários: