segunda-feira, 16 de maio de 2011

Maio na rua


Uma vez mais voltámos à rua com a mesma vontade e entusiasmo de sempre.

Os gestos já estão meio mecanizados e, por isso, com a colaboração de todos, torna-se fácil preparar a saída: a pouco e pouco vão surgindo as dádivas de cada um e de cada grupo até completar as merendas; 150 sacos melhor preenchidos que da última vez porque eram mais os bolos.

Ao café e café com leite acrescentámos três garrafões de limonada e um de água.

Aperfeiçoando para as próximas saídas, vimos que o café não chegou para os pedidos, o café com leite esgotou, esgotou também a limonada, e sobrou água.

O grupinho ficou composto pelos amigos de Carregosa, pelos escoteiros de Aldoar, e por outros voluntários, no total de 21 pessoas.

A oração esteve a cargo de jovens de Carregosa que leram e abordaram a passagem da cura do cego de nascença.

Divididos em dois grupos, seguiu um pelos bairros e outro pela cidade. Foi uma noite calma e sem histórias. Todos começam a compreender que o nosso papel se deve limitar a fazer e aplicar o lodo, o resto é com Deus.

Disso é exemplo o caso do J., de quem pouco ou nada já esperávamos, e que está internado seguindo um apertado procedimento de desintoxicação. Foi com alegria que deu a notícia, com um sorriso rasgado de lado a lado...

Do mesmo modo o F. que, com satisfação incontida, nos disse:

- Já larguei tudo!... - e explicou:

- Também já não ando na metadona! Agora não tomo nada!

Ainda bem. A alegria deles também é a nossa alegria. Fazemos votos de que a expetativa que se vai criando nas suas vidas não se transforme em frustração caso não lhes surjam saídas para a vida.

Ficámos admirados por voltarmos a ver o Aleixo com movimento e a Pasteleira sem ele.

Terminámos com a oração em Aldoar.

Porque sentimos certa necessidade de estreitar mais os laços que nos juntaram na rua num convívio diferente, decidiu-se realizar um pique-nique em Oliveira de Azeméis com programa que fica a cargo dos nossos amigos de Carregosa.

Também assim se constrói a sociedade mais justa e digna como desejamos.

C.

franjassociais@hotmail.com

Sem comentários: