terça-feira, 31 de maio de 2011

Visitação de Nossa Senhora

«Donde me é dado que venha ter comigo a Mãe do meu Senhor?»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo São Lucas, 1, 39-56

Naqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se apressadamente para a montanha, em direcção a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, menino exultou-lhe no seio. Isabel ficou cheia do Espírito Santo e exclamou em alta voz:
«Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me é dado  que venha ter comigo a Mãe do meu Senhor? Na verdade, logo que chegou aos meus ouvidos voz da tua saudação, o menino exultou de alegria no meu seio. Bem-aventurada aquela que acreditou no cumprimento de tudo quanto lhe foi dito da parte do Senhor».Maria disse então:
«A minha alma glorifica o Senhor
e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador.
Porque pôs os olhos na humildade da sua serva:
de hoje em diante me chamarão bem-aventurada todas as gerações.
O Todo-poderoso fez em mim maravilhas,
Santo é o seu nome.
A sua misericórdia se estende de geração em geração
sobre aqueles que O temem.
Manifestou o poder do seu braço e dispersou os soberbos.
Derrubou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes.
Aos famintos encheu de bens e aos ricos despediu de mãos vazias.
Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia,
como tinha prometido a nossos pais,
a Abraão e à sua descendência para sempre»
Maria ficou junto de Isabel cerca de três meses e depois regressou a sua casa.

Maria fonte de alegria

A Palavra de Deus proclamada nesta festa conduz-nos à alegria, porque Deus é o Emanuel, está no meio de nós, expressando de forma única o Seu amor, que é retratado com imagens muito belas: «Por causa de ti, Ele enche-Se de júbilo, renova-te com o Seu amor, exulta de alegria por tua causa, como nos dias de festa».
Maria traz no seu seio Jesus Cristo. Ela é portadora da fonte da alegria e cada cristão é convidado também a sê-lo. Todavia, este convite não é motivo para ficarmos cheios de vaidade e orgulho, mas para nos envolvermos de sentimentos de humildade, pretendendo reconhecer o que o Senhor fez de maravilhoso e sublime na nossa vida e procurando dar graças por tudo isso.

Maria e a Eucaristia

Tal como Maria, devemos agradecer dizendo: «A minha alma glorifica o Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador».
Com o mesmo espírito de Maria, a Igreja une-se plenamente a Cristo e ao seu sacrifício. De facto, também a Eucaristia é primariamente louvor e acção de graças. Ao exclamar «a minha alma glorifica o Senhor», porque traz no seu ventre Jesus, Maria louva o Pai «por» Jesus, mas louva-O também «em» Jesus e «com» Jesus. É nisto que consiste precisamente a verdadeira «atitude eucarística».
Cada vez que o Filho de Deus Se torna presente entre nós na «pobreza» dos sinais sacramentais, pão e vinho, é lançado no mundo o germe daquela história nova que verá os poderosos «derrubados dos seus tronos» e «exaltados os humildes». Recebemos o dom da Eucaristia para que a nossa vida, à semelhança da de Maria, seja toda ela um magnificat!

O serviço de Maria a Isabel

Maria anuncia uma alegria, mas serve discretamente a quem anuncia. As últimas palavras do Evangelho referem um detalhe muito importante deste acontecimento: o serviço de Maria a Isabel. Ao nos fixarmos em Maria nesta «plano» de anúncio, recordemos que a alegria de termos fé, de conhecermos Jesus, se manifeste por «visitações» a outras pessoas, a quem, mais do que belas palavras, podemos servir.
Fonte: Celebração Litúrgica Foto: Giotto, «A Visitação», Basílica de S. Francisco de Assis (fonte: World Galery of Art)

Sem comentários: