São Filipe
Nome de um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, Mt 10.3, natural de Betsaida do Mar de Galileia, de onde também o eram André e Pedro. Jesus encontrou-o em Betânia, além do Jordão, onde João baptizava, ali foi convertido e chamado por Jesus para ser discípulo. Encontrou Natanael e levou-o a Jesus, convencido de que, em conversa com o Mestre, se convenceria de que ele era o Messias. A sua confiança não falhou, Jo 1. 43-48. Um ano depois, Jesus incorporou-o no apostolado. Quando nosso Senhor estava a ponto de operar o milagre de multiplicar os pães para os cinco mil, Jesus procurou dar a Felipe uma concepção da magnitude do milagre, perguntando-lhe: «Com que compraremos nós o pão de que estes necessitam para comer?», João 6.5,6. No dia da entrada triunfal em Jerusalém, certos gregos desejaram ver Jesus e pediram a Filipe que os apresentasse, 12. 20-23. Nas suas relações com Cristo, os discípulos estavam em contacto com o Pai, mas quando Jesus disse «quem me vê a mim vê também o Pai», Filipe parece não ter compreendido, e, por isso, replicou: «Senhor, mostra-nos o Pai e isso nos basta», 14. 8-12. O seu nome aparece entre os que se achavam reunidos no quarto alto, depois da Ressurreição, Act 1. 13. É a última noticia autêntica que temos a seu respeito. A tradição fala da sua vida apostólica de um modo mui confuso e contraditório (Biografia cf Dicionário da Bíblia, John Davis).
São Tiago (O Menor)
Apóstolo de Cristo nascido em Nazaré, primo de Jesus e irmão de Judas Tadeu, também conhecido como o Desconhecido, que o evangelista Marcos chamou de o Menor para distinguí-lo de Tiago, irmão de João, entra em cena como bispo de Jerusalém, após o martírio de Tiago, o Maior (42), e após o afastamento de Pedro de Jerusalém.
Agricultor, era filho de Alfeu, um irmão de São José, e de Maria Cleófas, prima-irmã de Maria Santíssima.
Tornou-se um membro altamente respeitado da recém-nascida comunidade cristã em Jerusalém e é considerado o primeiro bispo de Jerusalém, cuja igreja dirigiu por cerca de vinte anos (42-62).
Também chamado de o Justo pelos primeiros cristãos devido à sua grande piedade, a sua imagem austera sobressai pela Epístola que dirigiu, como uma encíclica, a todas as comunidades cristãs.
Pertencem a ele as tradições judaico-cristã preservadas no Evangelho dos Ebionitas, Evangelho dos Hebreus, Elevações de Tiago, na última Epístola Canónica de Tiago e possivelmente noutras obras associadas ao seu nome como o Protevangelium, embora haja dúvidas sobre isso.
A sua epístola (carta dos Apóstolos e comunidades cristãs primitivas) apresenta autênticos ensinamentos preservados na tradição apostólica oral, com fortes expressões de admoestações e cujo texto continua actualíssimo.
Foi um observador da normas judaicas, defendendo que estas normas deveriam fazer parte do Cristianismo. Com isso, tornou-se adversário de Paulo de Tarso nesta questão, mas também foi conciliador e um pregador fervoroso do ensino de Jesus. Os seus ensinamentos deram origem à sucessão apostólica cristã-judáica de Jerusalém, que contribuiu para a sucessão Síria, Jacobita, Arménia e Georgiana.
A sua Liturgia, que se assemelha à do Bispo Cirilo de Jerusalém (386), parece ser um desenvolvimento de cinco séculos através das tradições apostólicas de Jerusalém e é ainda usada por certos ramos da ortodoxia.
Durante a perseguição dos cristãos na Palestina, segundo o historiadores Hegesipo, Clemente de Alexandria e o hebreu Flavius Josephus, o apóstolo teria sido condenado por se recusar a denunciar os cristãos, sendo apedrejado até a morte, por ordem do corpo religioso do Templo, dirigido pelo sumo sacerdote Ananias.
Agricultor, era filho de Alfeu, um irmão de São José, e de Maria Cleófas, prima-irmã de Maria Santíssima.
Tornou-se um membro altamente respeitado da recém-nascida comunidade cristã em Jerusalém e é considerado o primeiro bispo de Jerusalém, cuja igreja dirigiu por cerca de vinte anos (42-62).
Também chamado de o Justo pelos primeiros cristãos devido à sua grande piedade, a sua imagem austera sobressai pela Epístola que dirigiu, como uma encíclica, a todas as comunidades cristãs.
Pertencem a ele as tradições judaico-cristã preservadas no Evangelho dos Ebionitas, Evangelho dos Hebreus, Elevações de Tiago, na última Epístola Canónica de Tiago e possivelmente noutras obras associadas ao seu nome como o Protevangelium, embora haja dúvidas sobre isso.
A sua epístola (carta dos Apóstolos e comunidades cristãs primitivas) apresenta autênticos ensinamentos preservados na tradição apostólica oral, com fortes expressões de admoestações e cujo texto continua actualíssimo.
Foi um observador da normas judaicas, defendendo que estas normas deveriam fazer parte do Cristianismo. Com isso, tornou-se adversário de Paulo de Tarso nesta questão, mas também foi conciliador e um pregador fervoroso do ensino de Jesus. Os seus ensinamentos deram origem à sucessão apostólica cristã-judáica de Jerusalém, que contribuiu para a sucessão Síria, Jacobita, Arménia e Georgiana.
A sua Liturgia, que se assemelha à do Bispo Cirilo de Jerusalém (386), parece ser um desenvolvimento de cinco séculos através das tradições apostólicas de Jerusalém e é ainda usada por certos ramos da ortodoxia.
Durante a perseguição dos cristãos na Palestina, segundo o historiadores Hegesipo, Clemente de Alexandria e o hebreu Flavius Josephus, o apóstolo teria sido condenado por se recusar a denunciar os cristãos, sendo apedrejado até a morte, por ordem do corpo religioso do Templo, dirigido pelo sumo sacerdote Ananias.
Fonte: Paróquia Senhor Jesus dos Navegantes.
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