sábado, 2 de abril de 2011

Primeiro sábado do mês

Reparação ao Coração Imaculado de Maria





















Hoje é sabado, 2 de Abril, o primeiro do mês. Por isso é dia de reparação ao Imaculado Coração de Maria.

A devoção reparadora dos Primeiros Sábados do mês

A 13 de Junho de 1912, São Pio X concedeu indulgências a práticas que parece anteciparem exactamente os pedidos de Nossa Senhora, aquando da sua aparição à irmã Lúcia em Pontevedra:
«Para promover a devoção dos fiéis para com a Imaculada Virgem Maria, Mãe de Deus, e para fazer reparação pelos ultrajes dos homens ímpios ao Seu Santíssimo Nome e aos Seus privilégios, São Pio X concedeu ao primeiro sábado de cada mês uma indulgência plenária, aplicável às almas do purgatório. As condições são: confissão, comunhão, oração pelas intenções do Soberano Pontífice e exercícios piedosos com o espírito de reparação, em honra da Virgem Imaculada».
Exactamente cinco anos depois deste dia 13 de Junho de 1912, aconteceu em Fátima a grande manifestação do Imaculado Coração de Maria, «cercado de espinhos que O pareciam cravar».
A Irmã Lúcia disse depois: «Nós compreendemos que era o Imaculado Coração de Maria, ultrajado pelos pecados da humanidade, que exigia reparação».
A 13 de Novembro de 1920, o Papa Bento XV concedeu novas indulgências a esta mesma prática, quando realizada no primeiro sábado de oito meses seguidos.
A promessa unida a esta devoção aumentou de um modo impressionante: já não é um caso de indulgências (ou seja, a remissão do castigo por pecados já perdoados), trata-se, antes, de uma graça muito mais notável: a certeza de receber, à hora da morte, «todas as graças necessárias para a salvação». É difícil imaginar uma promessa mais maravilhosa, porque se refere ao êxito ou ao fracasso na «nossa única e mais importante tarefa: a da nossa salvação eterna».

Sem comentários: