quarta-feira, 27 de abril de 2011

Bispo de Kontum detido pela polícia por «baptizar»














O bispo de Kontum (Vietname), Michael Hoang Duc Oanh, que se preparava para celebrar a Eucarístia da Páscoa, foi detido pela polícia local ajudada por mulheres da Liga Comunista deste país asiático. Levado para a esquadra da polícia, foi acusado falsamente de ter «baptizado» convertidos ao cristianismo, o que não estava previsto na autorização para a celebração da Eucarístia. Trata-se de mais uma violação à lei da liberdade religiosa por parte da polícia vietnamita e pelos membros comunistas deste país. O mesmo bispo já havia sido detido na Noite de Natal quando se preparava para a celebrar a missa, noticia a agência AsiaNews no seu sítio electrónico.
Apesar das garantias dadas pelos responsáveis do país, o bispo Duc Oanh quando chegou ao local (uma aldeia onde nunca foi possível celebrar missa) encontrou uma atmosfera hostil provocada pela polícia e por mulheres comunistas que ultrajavam os católicos fiéis presentes no local, nomeadamente na fila criada para a o Sacramento da Reconciliação. O bispo e o padre estiveram retidos na esquadra e foram submetidos a interrogatório de longas horas.
A preocupação das autoridades comunistas do Vietname e as pressões que exercem junto dos responsáveis católicos deste país deve-se ao facto de na diocese de Kodum estar a acontecer uma conversão em massa das populações pobres e oprimidas pelo regime comunista.

J.B. An Dang /Asia News

Sem comentários: