quinta-feira, 28 de abril de 2011

Novo sítio electrónico para os leigos

O Pontifício Conselho para os Leigos, em consonância com a necessidade de se modernizar e estar em sintonia com as modernas linguagens virtuais e de comunicação, como o próprio Papa Bento XVI tantas vezes já apregoou, prepara-se para lançar um novo sítio, mais colorido, mais dinâmico, mais atraente. A nova página www.laici.va estará disponível a partir do próximo Sábado, 30 de abril.
A data não foi escolhida à toa. Estar «no ar» na vigília da beatificação de João Paulo II é uma forma de homenagear o pontífice que deu importante impulso ao apostolado dos leigos e que instituiu a Jornada Mundial da Juventude, pela qual o dicastério é responsável, diz o Vaticano.
O sítio estará disponível em quatro línguas - italiano, inglês, espanhol e francês - e, segundo o Vaticano, contará com um aparato gráfico rico de imagens, trazendo notícias e aprofundamentos sobre as actividades do dicastério.
O sítio irá mostrar o quotidiano do Pontifício Conselho com uma ilustração detalhada da sua estrutura, por exemplo: superiores, chefes de secção, secretariado, membros e consultores. Além disso, haverá secções com um grande número de páginas relativas ao trabalho dos diversos sectores, dedicados ao associativismo leigo, aos movimentos eclesiais e às novas comunidades; à Pastoral Juvenil, com particular atenção para a Jornada Mundial da Juventude; à vocação e à missão da mulher na Igreja e no mundo, à relação da Igreja com o mundo do desporto e da cultura, etc.
Nas páginas das secções, informam ainda os responsáveis, poderão ser encontrados em vários idiomas textos de aprofundamento sobre temas que dizem respeito aos fiéis leigos e a sua actuação no mundo, notícias sobre o reconhecimento e a aprovação dos estatutos das novas associações, novos programas do dicastério, os últimos volumes publicados, entre outros. Vídeos e fotos terão um espaço aumentado no novo sítio.
A nova página foi realizada pelo serviço de internet do Vaticano e, de acordo com o Vaticano, foi a primeira a ser criada pelo departamento com um novo sistema de «web content management», moderna ferramenta de gestão de conteúdos na internet.

Sem comentários: