quinta-feira, 28 de abril de 2011

Papa faz apelo à população de Lampedusa

O Papa Bento XVI fez ontem, no final da audiência geral, um apelo para a população da ilha italiana de Lampedusa. Em declaração dirigida especificamente a um grupo de moradores da ilha que estava entre os 20 mil fiéis presentes na celebração, o Santo Padre pediu para que o povo local continuasse a acolher os imigrantes e refugiados do norte da África.
O Papa Bento XVI também se dirigiu às autoridades responsáveis
«Saúdo os fiéis de Lampedusa e encorajo-os a continuar no apreciado compromisso com solidariedade aos irmãos imigrantes que encontram na ilha um primeiro asilo de acolhimento», declarou. Contudo, o pontífice não deixou de apelar para as autoridades responsáveis: «Ao mesmo tempo, desejo que os órgãos competentes prossigam com as indispensáveis acções de tutela da ordem social, no interesse de cada cidadão».
O apelo do Santo Padre vem como resposta ao descontentamento gerado na população local pelo crescente número de imigrantes africanos que têm chegado à ilha de Lampedusa diariamente. O maciço número de refugiados superlotou os centros de acolhimento da região italiana, gerando protestos da população. Por causa disso, o Governo do país tomou medidas como devolver alguns imigrantes aos seus países de origem ou transferir parte deles para outros centro de acolhimento de Itália.
Os cidadãos que têm desembarcado na ilha de Lampedusa são geralmente de origem tunisina, egípcia e líbia e vêm para a ilha fugidos dos recentes conflitos políticos que acontecem nos seus países.
Fonte: Gaudium Press (com informações da Ansa)

Sem comentários: