sábado, 23 de abril de 2011

Campanha de consciencialização do autismo iluminaou monumentos em todo o mundo

















Nas noites de 1 e 2 de Abril, os que vivem ou estiveram na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil,  e olhassem para o Cristo Redentor viram-no iluminado de azul. A iniciativa fez parte do «Dia Mundial de Consciencialização do Autismo» e foi inspirada na campanha internacional «Light it Up Blue», da Organização Autism Speaks (O Autismo Fala), que iluminou nos mesmos dias e com a mesma cor outros monumentos pelo mundo, como o Empire State Building e a Ponte Estaiada, em São Paulo.
Momentos antes do monumento receber a iluminação especial, foi celebrada uma missa na capela Nossa Senhora Aparecida, localizada na base do Cristo Redentor. Na ocasião, um dos bispos auxiliares da cidade carioca, Dom Antonio Augusto Dias Duarte falou a respeito das dificuldades de tratamento do autismo no Brasil. O evento contou também com um apresentação do tenor Saulo Lucas, portador da doença, que entoou a «Ave Maria».
Segundo informações da Arquidiocese do Rio de Janeiro, os organizadores do evento pretenderam chamar a atenção das autoridades brasileiras para que um diagnóstico precoce da doença seja implantado na rede de saúde pública e para que haja, do mesmo modo, um tratamento multidisciplinar; um acompanhamento para as famílias dos enfermos; e residências assistidas para aqueles que não têm responsáveis.
Um dos objectivos da campanha  foi também promover uma pesquisa nacional ampla para estimar a quantidade de cidadãos com autismo no Brasil. Conforme estimativas da ONU, no mundo, aproximadamente 70 milhões de pessoas são portadoras de autismo. E os números parecem estar a aumentar. Segundo dados do Center of Diseases Control and Prevention (Centro de Controle e Prevenções de Doença), em 1990 havia um caso de autismo para 2500 crianças nascidas no mundo. Essa relação já é de uma para 110 crianças. O Cristo Rei, em Almada, e a Torre dos Clérigos, no Porto, juntaram-se à iniciativa internacional. A porta-voz da Vencer Autismo em Portugal lembrou que se estima que a doença afecte cerca de 70 mil pessoas em Portugal.

Em Portugal, as mais elementares obrigações de respeito e boa educação continuam a ser constantemente desprezadas pelos senhores ministros, deputados e outras «classes» de poder que continuam com a sua verborreia, arrogância e soberba a insultar as pessoas portadoras desta e de outras doenças (nota do editor).

Fonte: gaudiumpress.org / Foto: vencerautismo.org

Sem comentários: