quarta-feira, 6 de abril de 2011

Encontros ecuménicos do Porto

Realiza-se amanhã, na capela do Hospital de São João, no Porto, uma celebração ecuménica com os doentes deste hospital. Este encontro continua o programa proposto pela Comissão Ecuménica do Porto para este ano de 2011.
«Celebrar juntos a mesma fé na vivência das diferentes tradições eclesiais», é o mote para que se realizem diversas celebrações de Oração em Igrejas de diferentes tradições. A preparação é confiada à confissão cristã que  acolhe a celebração, na fidelidade à sua própria tradição eclesial.

Foi no decurso de uma vigília de Oração Ecuménica, por altura do Pentecostes de 2003, em 12 de Junho, na Capelania do Hospital de S. João, que foi criado o Grupo de Contacto Ecuménico da Capelania  (G.C.E.C.), com o intuito de «ir ao encontro de cada doente respeitando a sua identidade espiritual e religiosa, qualquer que ela seja» e «em ordem a fazermos caminho conjunto na assistência espiritual e religiosa aos doentes, à procura de dar, pelo serviço, testemunho da fé num único Jesus Cristo».
Já desde o ano 2000 que, uma vez por ano, as várias Igrejas se reuniam em oração pelos doentes e com os doentes na capela do hospital. Com o G.C.E.C. pretendia-se «à oração em comum, juntar acção em comum», como se dizia no guião da celebração, acrescentando-se: «ao  grupo de contacto competirá estudar os passos concretos a dar para essa acção ecuménica ao serviço dos que sofrem».
Constituem este grupo ministros representantes das Igrejas Lusitana, Metodista, Baptista, Ortodoxa e Católica. É responsável pela coordenação do grupo uma enfermeira do hospital. O grupo tem vindo a fazer o seu caminho, traduzido já em muitas oportunidades de colaboração e ajuda recíproca no contexto hospitalar.  Para qualquer informação ou pedido de ajuda deve ser contactada a Capelania do Hospital de S. João e a Comissão Ecuménica do Porto.

Sem comentários: