segunda-feira, 25 de abril de 2011

Dia de São Marcos Evangelista

Naquele tempo, Jesus apareceu aos onze Apóstolos e disse-lhes:
«Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura. Quem acreditar e for baptizado será salvo; mas quem não acreditar será condenado. Eis os milagres que acompanharão os que acreditarem: expulsarão os demónios em meu nome; falarão novas línguas; se pegarem em serpentes ou beberem veneno, não sofrerão nenhum mal; e quando impuserem as mãos sobre os doentes,  eles ficarão curados».



















E assim o Senhor Jesus, depois de ter falado com eles, foi elevado ao Céu e sentou-Se à direita de Deus. Eles partiram a pregar por toda a parte e o Senhor cooperava com eles, confirmando a sua palavra  com os milagres que a acompanhavam.
Foi o primeiro dos Apóstolos a escrever sobre a vida de Jesus e o seu Evangelho, por volta do ano 56 da nossa era.
No sítio arqueológico de Qumrâ foi encontrado um fragmento do seu «evangelho», datado do ano 56 d.C., dentro de um vaso onde estava escrito Roma. Erineu de Lyon, baseado em Papias, afirma que Marcos escreveu o «seu» Evangelho com base nas pregações de São Pedro em Roma.
São Marcos era Judeu e escolheu um nome romano, achando-se identificado com João cognominado Marcos, era primo de Barnabé e filho de Maria, que residia em Jerusalém.
Marcos foi convertido à Fé cristã pelo ministério de Pedro, que costumava frequentar a casa da sua mãe.
Acompanhou desde Jerusalém até Antioquia (actual sul da Turquia) Paulo e Barnabé, e daí partiu com eles para uma viajem missionária mas deixou-os antes de a completarem. Esteve no Chipre com Barnabé, e quando Paulo estava preso em Roma era já Marcos considerado como seu auxiliar.
Alguns escritores afirmam que ele trabalhou com Pedro durante o seu ministério onde gozava de grande estima e amizade. Depois do martírio de São Pedro dirigiu-se para Alexandria, tendo difundido o Evangelho, onde foi martirizado.  É-lhe atribuída a fundação da Igreja de Alexandria (Igreja Copta).
O seu símbolo como evangelista é o Leão.
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo São Marcos, 16, 15-20
São Marcos Evangelista, nasceu no ano 10 antes de Cristo na cidade de Alexandria, no Egipto actual, e morreu em 68 depois de Cristo (d.C.). É o nome tradicional do autor de um dos Evangelhos. A tradição identifica-o com o Marcos-João mencionado como companheiro de Paulo de Tarso (São Paulo) nos actos dos Apóstolos e que posteriormente se teria tornado discípulo de Simão-Pedro (São Pedro).

Sem comentários: