terça-feira, 26 de abril de 2011

Beatificação de João Paulo II

Fátima em vigília mundial de oração














No próximo dia 1 de Maio, Bento XVI presidirá, no Vaticano, à beatificação do seu antecessor, João Paulo II. O Santuário de Fátima associa-se em júbilo a várias celebrações e iniciativas que estão a ser preparadas, algumas com expansão mundial.

Televisão unirá cinco lugares do mundo

Na noite de 30 de Abril, às 20:00 de Lisboa, numa organização do Vicariato de Roma, o mundo vai unir-se em oração. Intitulada «Totus Tuus – Vigília de Oração em preparação da beatificação de João Paulo II», a iniciativa terá um forte impacto, uma vez que juntará cinco lugares diferentes, através da televisão:
- a Basílica de Guadalupe, no México;
- o Santuário de Kawekamo, na Tanzânia;
- o Santuário de Fátima; em Portugal
- o Santuário Nacional de Cracóvia-Częstochowa, na Polónia;
- o Santuário de Nossa Senhora do Líbano, em Beirute.
Em cada uma destas cidades será recitado um mistério do Rosário, difundido em tempo real pelo Centro Televisivo do Vaticano para todo o mundo.Em Roma, a partir do Circo Massimo, presidirá à vigília o Cardeal Agostino Vallini, vigário de Sua Santidade para a Diocese de Roma.O Santuário de Fátima acolheu com muita alegria o convite para esta oração, porque será mais um momento para lembrar e homenagear João Paulo II.A Capelinha das Aparições foi o local escolhido para a ligação com Fátima. Deste lugar será possível acompanhar, através de ecrãs televisivos instalados para a ocasião, todo o Rosário.
D. Augusto César, bispo emérito de Portalegre Castelo Branco, presidirá em Fátima a este momento.
Mais informações sobre esta iniciativa no sítio da Rádio Vaticana.

1 de Maio – Beatificação de João Paulo II, no Vaticano

Fátima viverá a beatificação de João Paulo II em união espiritual a Roma

Em Portugal, ainda que a grande celebração nacional de acção de graças pela beatificação de João Paulo II esteja marcada para 13 de Maio, em Fátima, o Santuário pretende viver em ambiente de festa e de acção de graças o próprio dia da beatificação, 1 de Maio. Assim o Santuário lembrará o Papa que «peregrino entre os peregrinos» aqui esteve por três vezes e que, nas palavras do Reitor do Santuário, deu à mensagem de Fátima «uma dimensão eclesial e universal».
Deste modo, lugar vestir-se-á de festa para «agradecer o dom de João Paulo II à Igreja e à humanidade», afirma o P. Virgílio Antunes.

Concerto em Fátima em memória de João Paulo II

Ainda a 1 de Maio, o Santuário de Fátima promove a realização de um concerto que fará memória deste Papa por três vezes peregrino de Fátima. Decorrerá a partir das 16h, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. São intérpretes o Grupo Coral AdesbaChorus (Barreira, Leiria) e uma Orquestra de Cordas. Ao órgão: João Santos; nos tímpanos: Tiago Cordeiro, sob a direcção de Jorge Narciso e de Rita Pereira. «Totus Tuus» -, sendo este o lema de João Paulo II e tendo sido este o hino de uma das suas peregrinações a Fátima, o concerto terminará com o “Totus tuus Maria”, de A. Cartageno.

Para mais informações consulte o Santuário de Fátima.

Sem comentários: