sexta-feira, 15 de abril de 2011

A nossa tarefa

Na passada quarta-feira senti que está connosco a Mão de Deus. De facto, depois de termos visto meses e anos a fio a esterilidade do esforço dispendido para acudir à rua, foi uma alegria ver a grande roda de voluntários que se dispuseram a continuar esta onda. Não foi apenas desta quarta-feira, tem vindo a sê-lo nestes últimos tempos mercê da resposta da juventude de Aldoar e de Carregosa.
«Como são belos os pés do Mensageiro...» -2º. de Isaías, 52, 7.



E não são só o foi nesta quarta-feira mas também nas anteriores desde Novembro do ano passado!
Mensageiros do Amor, mensageiros do Perdão, mensageiros da Paz!
Era uma revoada de 32 cabeças, quase todas jovens, a prometer dias de Esperança e um Mundo Melhor para o amanhã de todos nós. E, especialmente, daqueles que são o motivo da nossa determinação.
Uma roda grande que não cabia na objectiva de uma só vez... Preparados 150 sacos, número que ultrapassou os 120 previstos inicialmente, fez-se a roda e a oração por três jovens da secção de escuteiros do Agrupamento de Aldoar. Singela, simples, linda! Escolheram o texto da multiplicação dos pães, querendo significar com esta sua escolha que também nos é dada a capacidade de podermos multiplicar os efeitos dos nossos dons, das nossas escolhas nas sobras que recolhemos (bem poucas, por sinal!) e nas dádivas da nossa dedicação.
Seguiu a carrinha da Paróquia de Aldoar para a cidade e a de Carregosa para os bairros. Ainda que não parecessem ser muitos os interessados, depressa demos conta que as doses de antemão preparadas desapareciam a olhos vistos. Soa o telemóvel: do lado de lá pergunta o Luís se ainda tínhamos muita coisa; e informa-nos que estavam na Câmara e só já lhes restavam três dos 75 que levavam!... Contámos os nossos: vinte! Diz alguém:
- Ainda falta o Aleixo...
Optámos por ir ao Aleixo e ali deixámos tudo quanto levavamos...
Com pena nossa não fomos à Batalha nem à urgência do H. de Stº. António.
Pensando que no mês passado viemos com 74 sacos para trás, que foram distribuídos no dia imediato em nova volta, dá que pensar ver que desta vez os 150 não chegaram para as encomendas!
Regressámos ao Centro Paroquial para fazermos a nossa oração de agradecimento por esta noite que o senhor nos concedeu e por todas as Graças que derramou sobre os que visitámos e a quem quisemos levar um pouco de carinho e de Esperança. Com o mesmo grupo cantámos todos ao som da guitarra em acção de Graças.
A noite continuou ontem no Pinheiro Torres em pleno dia na tentativa de encontrar dois «agarrados» a quem a Rosário prometeu levar indicações de entidades a quem podem recorrer para tratar da sua desintoxicação. Não encontrámos nem um nem outro mas encontrámos uma equipa que ali permanece todas as manhãs e tardes na tantativa de os encaminhar ou, ao menos, remediar o tamanho do mal que os afecta. Colámos duas folhas em locais estratégicos para o caso de poderem aproveitar a algum deles.
E que aproveite é o que pedimos.
Pela nossa parte muito nos fica do pouco que tentamos dar.
Estamos em vésperas de Páscoa. Na oração final lembrei o testemunho de uma menina de treze anos, escrito em 2002 aquando da sua primeira saída ao encontro dos sem-abrigo, que intitulou: «Agora sei o que é a Páscoa!».

Tal como em 2002, sabendo o que de facto é a Páscoa,  também agora desejamos a todos os que nos visitam uma Alegre e Feliz Páscoa!

Abril de 2011

C.

Sem comentários: