sexta-feira, 29 de abril de 2011

Ordenado na China bispo chinês com aprovação do Papa

Ordenado na China bispo chinês com aprovação do Papa





















Dom Paolo Ling Jiansen foi ordenado bispo para a diocese chinesa de Jiangmen, com aprovação do Papa Bento XVI, informou a agência italiana Ansa. A ordenação contou, além disso, com o reconhecimento do governo de Beijing - uma concordância inédita recente entre o Vaticano e Beijing.
A aprovação pelo Papa ocorreu após a diocese, que fica na província de Guangdong, ficar «sede vacante» por quase quatro anos. Representes do Vaticano disseram ter ficado «aliviados» pela cerimónia ter ocorrido sem nenhum incidente ou obstrução por forças do governo.
De acordo com a Ansa, cerca de 1300 fieis participaram na cerimónia de ordenação, presidida pelo bispo Gan Junqiu, da diocese de Gangzhou, e concelebrada pelos bispos Liao Hongqing, de Meizhou, e Su Yongda, de Zhanjiang. Também participaram os bispos Tan Yanquan, de Nanning, da província de Guangxi, Dom Suguang, de Nanchang, da província de Jiangxi, e Dom Shen Bin, de Haimen, todos reconhecidos pelo Vaticano.
Aos 46 anos, Dom Liang, que completou os seus estudos no seminário de Wuhan e foi ordenado sacerdote em 1991, irá comandar uma diocese que abrange 20 mil fieis católicos. Ela era vigário-geral em Jiangmen desde 1991 e havia sido eleito bispo em 2009.
A chamada Igreja Católica Patriótica surgiu em 1957 e é subordinada em última instância ao governo chinês. Ela divide cerca de dez milhões de fieis católicos chineses com a Igreja Católica «Subterrânea», obediente a Bento XVI e a Roma, e por isso considerada clandestina no país.

Fonte: gaudiumpress.org / Foto: GreatWall + blog.pucp.edu.pe

Sem comentários: