quarta-feira, 13 de abril de 2011

Por ocasião da Beatificação do Papa João Paulo II
Bispos convidam para celebração de acção de graças

















Reunidos em Fátima a 14 de Março, os bispos portugueses apresentaram a “Nota Pastoral por ocasião da Beatificação do Papa João Paulo II”, marcada para 1 de Maio, no Vaticano, sob a presidência do Papa Bento XVI.
No documento, a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) reitera o valor da santidade como «fruto da relação entre a Graça de Deus e a Liberdade humana»; lembra os «santos desconhecidos, fora dos catálogos oficiais» e destaca a vida de João Paulo II como «sinal radiante de esperança».

Celebração nacional em Fátima

João Paulo II ficará para sempre conhecido como «o Papa de Fátima», destacam os bispos que, por isso, convidam os cristãos portugueses a deslocar-se, a 13 de Maio, a este santuário mariano para celebrar em acção de graças a beatificação do Sumo Pontífice que visitou esta cidade-santuário por três vezes (em 1982, 1991, 2000).
«Para além das iniciativas que as diversas comunidades cristãs acharem por bem promover, os Bispos portugueses convidam os fiéis a associar-se à comemoração, a nível nacional, da Beatificação do Papa João Paulo II, que terá lugar em Fátima, no próximo dia 13 de Maio», exorta a CEP.
No mesmo documento, a Conferência Episcopal assinala o principal motivo da ligação de João Paulo II a Fátima: «É considerado o Papa de Fátima, que um ano depois do atentado na Praça de S. Pedro, em Roma, a 13 de Maio de 1981, veio à Cova da Iria agradecer à Rainha da Paz o ter providencialmente sobrevivido».
A Nota Pastoral, que sublinha os quatro principais traços da personalidade e da missão de João Paulo II, está disponível na íntegra no sítio do Santuário de Fátima

LeopolDina Simões, Santuário de Fátima

Sem comentários: