sexta-feira, 3 de junho de 2011

Festival Internacional Jornadas do Espírito em Roma


Com a benção do Cardeal Raffaele Farina, arquivista dos Arquivos Secretos Vaticanos e blibliotecário da Bibioteca Vaticano, foi inaugurada ontem no Auditorium Conciliazione de Roma a terceira edição do Festival Internacional Jornadas do Espírito - JOSP Fest 2011. O festival é uma iniciativa da Obra Romana Peregrinações (ORP). Por quatro dias, o centro histórico da Cidade Eterna torna-se lugar de oração, festa e música, com debates sobre temas importantes, como a tutela do meio ambiente. O momento central do Festival será o concerto do tenor catalão José Carreras, neste sábado.
A terceira edição do JOSP Fest 2011 foi inaugurada ainda pelo vice-presidente da ORP, Dom Liberio Andreatta, pelo administrador delegado da ORP, Padre Cesare Atuire e pelo prefeito de Roma, Gianni Alemanno. Pela primeira vez o evento acontece no coração de Roma, nas suas mais belas praças: Piazza Navona, Piazza Farnese, Piazza della Chiesa Nuova e Piazza del Gesù. No evento de abertura, o presidente da câmara de Roma, Alemanno,  disse que a iniciativa foi uma "escolha justa" para mostrar que "é preciso sair" por esta cidade promovendo o espírito de acolhimento. "Roma, disse o político, fala sobre o Cristianismo através das suas ruas e percorrê-las significa ler a história do Cristianismo". Como observou Dom Andreatta, Roma é "uma cidade que vê a sua história na presença da Igreja".
Este ano, o Festival é dedicado ao estilo de vida do peregrino, com o lema "Pilgrim Lifestyle". "É um tema actual", observou padre Atuire, porque "no nosso percorrer do tempo somos peregrinos. E porque somos peregrinos temos uma meta, e esta meta é o encontro final com Deus". A peregrinação é um momento para conhecer as pessoas, os "companheiros de viagem, com os quais se caminha em direcção à mesma meta. A peregrinação compreende momentos de alegria, de fome, de sol e de chuva". E o bom exemplo deste percorrer juntos foi dado pelo autarca junto a D. Andreatta e o padre Atuire, saindo do Auditorium Conciliazione em direcção à Praça São Pedro em bicicleta, debaixo de uma chuva leve que surpreendeu todos nesta tarde quente em Roma.
O primeiro ponto do programa aconteceu na Piazza Navona, com o concerto da JOSP Orquestra, 'Josp String Quintet', que executou "de Mozart a Piazzolla". Hoje haverá um debate público sobre o meio ambiente sobre o tema "O Turismo amigo e inimigo do meio ambiente?". Amanhã, o concerto mais esperado: o do tenor catalão José Carreras, na escadaria de Trinità dei Monti na Piazza di Spagna, que cantará acompanhado do soprano Gladys Rossi e do maestro David Gimenez.
Fonte: Gaudium Press Foto: JOSP Fest 2011

Sem comentários: