terça-feira, 14 de junho de 2011

Peregrinação internacional aniversária de Junho em Fátima
É essencial pesar as coisas

D. Joaquim Gonçalves, bispo emérito de Vila Real, que presidiu à peregrinação internacional aniversária de Junho, lançou a partir de Fátima o apelo a uma reflexão “serena” sobre a actualidade: “É tanta a confusão espalhada pelas televisões, pela Internet, pelos meios de comunicação social, pelo linguarejar de tantos discursos, que parece que faz falta uma balança que dê o peso das coisas, que dê o sentido das palavras, que dê o equilíbrio ao raciocínio humano”, disse. Em final de ano escolar, o prelado lembrou que “uma certa instrução, uma certa capacidade de reflectir, uma serenidade de análise, uma possibilidade de pesar as coisas é hoje essencial”.
No mesmo momento da homilia, que proferiu na eucaristia desta manhã no Santuário de Fátima, D. Joaquim Gonçalves lembrou os ídolos que prejudicam o necessário discernimento da realidade e a forma de os destruir: “Uma profissão exercida sem ética, uma educação ministrada sem valores religiosos, o tempo e o espaço tomados como realidades eternas, a própria natureza olhada como mera fonte de lucro e não como berço que Deus deu ao Homem para nele viver, são ídolos que se destroem por uma reflexão serena e por um coração piedoso”, disse.
Receberam a bênção do doente, durante a celebração eucarística, 130 pessoas. “As nossas dificuldades, os nossos sofrimentos e as nossas dores, são o fogo que purifica a nossa vida e a nossa fé, até que o nosso Deus veja a sua imagem em nós”, disse o capelão do Santuário de Fátima P. Clemente Dotti nesse momento aos doentes. “Claro que temos que confiar nos médicos e nas pessoas que nos rodeiam, mas além das limitações humana sempre há a graça de Deus Pai. Ele está ao nosso lado e é o único que pode transformar em valor as nossas dores”, afirmou também. Anunciaram-se junto do Serviço de Peregrinos do Santuário como participantes nesta peregrinação 35 grupos de peregrinos, oriundos de 12 diferentes países. Durante estes dias de peregrinação, 134 pessoas foram atendidas no Posto de Socorros do Santuário e 220 no acolhimento “Lava-pés”. Confessaram-se 1079 fiéis.

Sem comentários: