quarta-feira, 8 de junho de 2011

Diocese do Porto aposta na «pastoral da caridade»

O Secretariado da Pastoral da Saúde da diocese do Porto promove – da Festa da Anunciação (25 de Março) à Solenidade do Pentecostes (12 de Junho) – um «PerCurso para uma Pastoral da Caridade» nas várias regiões pastorais desta diocese.
Em declarações à Agência Ecclesia, a directora do Secretariado diocesano da Pastoral da Saúde, Rosário Rodrigues, realçou que nos quatro pólos da diocese – grande Porto, S. João da Madeira, Santo Tirso e Marco de Canaveses – serão feitas oito sessões de aulas com quatro temas: “Encarnação, Visitação, Compaixão e Redenção”.
Estas aulas foram ministradas por D. António Couto, bispo auxiliar de Braga, e pelo padre José Nuno Silva, coordenador nacional das capelanias hospitalares.
Para além deste curso, o referido secretariado promove também “as oficinas pastorais da caridade”, um conjunto de oito workshops em simultâneo em que “as pessoas se poderão inscrever apenas em quatro deles por cada dia”, frisou.
Estes decorrem nos dias 10 e 11 de Junho, na Casa Diocesana do Vilar (Porto)
Durante o tempo da Quaresma, o secretariado da Pastoral da Saúde propõs para cada região pastoral uma “recolecção de frágeis” – disse Rosário Rodrigues. Este momento de retiro e espiritualidade teve a duração de um dia e destinou-se a frágeis, cuidadores, visitadores e ministros extraordinários da comunhão.
No tempo pascal, houve quatro sessões de «Lectio Divina». “Uma caminhada de aperfeiçoamento para os agentes de pastoral, pessoas que estão em contacto com os frágeis”, sublinhou a directora do secretariado.
Para o Dia de Pentecostes (12 de Junho), o referido secretariado – juntamente com a Pastoral das Migrações e da Pastoral Sócio-Caritativa – promove a festa dos povos e da solidariedade. “Congregamos sinergias para que haja uma celebração ecuménica”.
Integrada na iniciativa levada a cabo pela diocese do Porto ao longo do ano passado, «Missão 2010», a Peregrinação dos Frágeis “deixou raízes” porque “não podemos ficar indiferentes”, concluiu a responsável e médica do IPO do Porto.
No encerramento deste ano pastoral, dia 26 de Junho, o secretariado propõe uma peregrinação diocesana dos frágeis a Fátima.

Sem comentários: