sexta-feira, 10 de junho de 2011

Padre James Manjackal na Póvoa do Varzim este fim-de-semana

Realiza-se até domingo, na Póvoa de Varzim, um retiro espiritual com o padre James Manjackal. Com início previsto para as 9.30 horas, o encontro terá lugar no Pavilhão de Desportos de Vila do Conde (ao lado do Estádio do Rio Ave; em frente à GNR e em frente à estação de Vila do Conde do metro de superfície.
Mais informações poderão ser obtidas pelos telefones 966035221, 261449222 e email: clarajohenriques@gmail.com; Tiago Régio: 962345344, tiago.regio@hotmail.com; Paula Duncan: 914084117, 214865191, paulajduncan22@hotmail.com. O reverendo padre James Manjackal nasceu em 18 de Abril de 1946 em Cheruvally, Kerala, no sul da Índia. Foi ordenado sacerdote em 23 de Abril de 1973 na Congregação dos Missionários de São Francisco de Sales (MSFS). Durante 2 anos foi professor do Seminário Ettumanoor de São Francisco de Sales, em Kerala. Em 1975 adoeceu gravemente com uma tuberculose nos rins associada a infecções e pedras nos rins. Após quatro meses no hospital o seu estado agravou-se de tal modo que só podia celebrar a Santa Missa deitado na cama. Os médicos propuseram então operá-lo ao fim de 3 meses de tratamento intensivo. Mas sete dias após ter iniciado o tratamento foi milagrosamente curado após um jovem carismático de 20 anos, recém-convertido, ter rezado por ele e pedido a Deus a sua cura. Após a sua milagrosa cura e o seu encontro pessoal com Jesus Ressuscitado, deixou as suas funções de professor no Seminário e decidiu dedicar-se, a tempo inteiro e sem descanso, à evangelização de cristãos e não-cristãos com a permissão do seu Bispo e Provincial Superior. Pregou o seu primeiro retiro carismático em 17 de Fevereiro de 1976 na Índia em malaiano, a sua língua mãe. Em 1989 fundou o “Charis Bhavan”, o conhecido e famoso Centro Carismático de Retiros em Kerala, Índia. Foi pioneiro em missões de evangelização entre os muçulmanos nos países do Golfo, onde foi detido e preso várias vezes por pregar a Palavra de Deus. Pregou até hoje mais de 1500 retiros/assembleias carismáticos nos cinco continentes em 97 países, incluindo retiros para sacerdotes e religiosas.  Em Portugal pregou até hoje 26 retiros (onze em Fátima, três no Estoril, três em Braga, um em Setúbal, um na Anadia, um em Lamego, um na Covilhã, um em Vila Real, um no Porto, um em Viseu, um em Bragança e um em Torres Novas). Estes retiros incluiram retiros gerais e outros mais profundos e temáticos como foram os retiros de 4-5 dias de casais, o retiro de jovens e os retiros de Cura Interior-Crescer no Espírito. É autor de vários livros, poemas e artigos em malaio e de sete famosos livros carismáticos: “33 Orações Carismáticas”, “Vida Nova em Cristo”, “Eis que Bato”, “A Oração faz Milagres”, “Ele tocou-me e curou-me”, “Eureka” e “Entra na Arca”. Estes livros estão traduzidos em diferentes línguas. Os seis primeiros estão traduzidos em português. O seu livro “33 Orações Carismáticas” é lido por muitos milhares de pessoas no Mundo.

Relato na primeira pessoa

"Ao mesmo tempo, eu sentia um medo interior; porque este homem que estava cada vez mais a ver mais de mim, também iria falar em voz alta dos meus pecados escondidos, em frente àquelas duas irmãs religiosas. Em seguida, ele rezou "Jesus, foste Tu quem o chamou para o sacerdócio, mas ele está a oferecer Missas com coração impuro e mãos impuras". Vieram-me à mente as palavras do profeta Malaquias para me convencer da minha falta de santidade no sacerdócio. “Oh, sacerdotes, que desprezais o meu Nome oferecendo sobre o meu Altar alimentos impuros.” (Mal 1: 6-7). Ele continuou a sua oração, dizendo: "Este padre tem muita falta de perdão para com muitas pessoas. Dá-lhe a graça de perdoar os outros e lava-o no Teu Precioso Sangue e dá-lhe um coração mais branco do que a neve" (Is 1: 18). Neste momento, o próprio Espírito Santo começou a convencer-me dos meus pecados (Jo 16: 8). Eu não sabia que o rapaz tinha saído do quarto com as irmãs para rezar sobre outras pessoas. Eu vi um papel branco à minha frente, onde todos os meus pecados estavam escritos explicitamente; pecados confessados e, por vezes, escondidos na confissão devido ao medo e à vergonha. Eu vi, claramente, as pessoas para quem eu tinha falta de perdão e com quem eu não me tinha reconciliado no meu coração. Eu vi o meu coração que estava tapado e escurecido pelo véu dos maus hábitos e da teia da falta de sinceridade. A palavra que diz que a comunhão com um coração impuro traz a condenação (I Cor 11: 27) começou a empurrar-me para uma profunda crise interior na minha consciência. Eu tinha um mau hábito enraizado desde a minha adolescência. Até mesmo as minhas mãos estavam manchadas com o fedor do tabaco. Em lágrimas, eu disse: "Senhor, eu não consigo livrar-me destes maus hábitos. Estou impotente. Eu não consigo continuar como um sacerdote santo". Em lágrimas, comecei a clamar ao Senhor; talvez, pela primeira vez na vida, estava a rezar em lágrimas. Eu estava totalmente confuso, sem saber se deveria deixar o meu sacerdócio ou se deveria continuar. O Espírito estava a dizer-me que se eu continuasse, deveria ser um sacerdote santo, uma pessoa diferente. Eu pensei que as Missas oferecidas no passado não tinham sido aceites pelo meu Pai no Céu e que nenhuma das minhas orações fora ouvida pelo Senhor. Quando eu fui para o altar, eu devia ter perdoado e ter-me reconciliado (Mt 5: 23). Eu devia ter perdoado aos outros para que as minhas orações fossem eficazes (Mc 11: 25). Eu pensei que era um ser miserável, completamente perdido! Eu estava mergulhado na escuridão total, na dúvida e na confusão. Eu pensei que estava a defraudar Deus e os outros com o meu sacerdócio. Eu estava a rezar, sentindo-me impotente: "Senhor, salva-me, um pecador".
O meu Bom Senhor não me abandonou no meu desespero. Pela primeira vez na minha vida, eu vi o Senhor Jesus Ressuscitado a andar na minha direcção envolto em luz. A sua face resplandecia, as Suas vestes brilhavam. Ele estava rodeado por muitos anjos. Eu pude ouvir a música melodiosa dos anjos. Ele pôs as Suas mãos sobre o meu ombro; eu fiquei muito pequeno diante d'Ele. Ele disse-me claramente: "James, tu és o meu sacerdote para sempre. Quando Eu fui concebido no ventre da Minha mãe (ventre de Maria), tu estavas lá como um sacerdote, a partilhar o Meu eterno sacerdócio. Eu perdoo todos os teus pecados e faço de ti um ser completamente novo". Foi uma grande revelação para mim o facto de eu estar no Seu corpo quando Ele tomou a forma humana. Maria tornou-se minha mãe muito antes de Jesus a ter entregado à humanidade na Cruz, dizendo: "Eis a tua mãe...". Eu realmente senti a proximidade de Nossa Senhora, Maria mãe; senti que estava a ser consolado e curado no seu colo, embora não a tivesse visto. Eu não tenho palavras para expressar as minhas experiências neste êxtase, que durou mais de três horas e meia. O Senhor disse-me para fazer uma boa confissão geral da minha vida passada. Ele também me deu instruções para ir reconciliar-me com aqueles por quem tinha sentimentos negativos. Durante a minha longa vida de formação no seminário ou durante o noviciado, eu nunca tive a experiência de encontrar Jesus em oração ou de ouvir a sua doce voz, embora o meu mestre de noviços e os meus directores espirituais tivessem tentado ensinar-me a contemplar e a rezar. Agora, eu fiquei a saber que a oração e contemplação não eram algo que eu podia alcançar, mas algo que eu podia apenas receber como puro dom do Espírito.
Eu acordei do meu sonho cheio de graça quando uma enfermeira chamou-me pelo nome. Eu vi-a, de pé, à minha frente, com as injecções e comprimidos. Com muita alegria no meu coração, eu disse-lhe que tive uma experiência profunda do toque de Jesus e que tinha sido curado. Assim que ela saiu do quarto, eu louvei a Deus com uma voz estranha; senti que a minha língua e as minhas palavras foram removidas e o Espírito Santo deu outra língua e palavras, cujo significado me era ininteligível para mim. O próprio dom, o dom de línguas, que eu não queria, foi-me dado pelo meu Senhor. Eu estava mesmo a tentar compreender com todos os santos qual a largura, o comprimento, a altura e a profundidade do imensurável amor de Deus, manifestado através de Jesus, Seu Filho (Ef 3: 18). Depois de algum tempo, o médico que diagnosticou a minha doença e prescreveu os medicamentos chegou e ralhou comigo por eu não ter tomado os medicamentos. Ele disse: "Padre, o senhor é um sacerdote. Eu acredito que o senhor tenha algum senso e conhecimento. O senhor acha que está curado pela oração daquele rapaz recentemente convertido? Se não tomar os medicamentos, terá uma recaída". Eu disse: "Desculpe, doutor. Eu tomarei os medicamentos, mas eu sei que fui curado através da oração do rapaz". Eu tomei os comprimidos e concordei em tomar a injecção em frente ao médico, porque sabia que os médicos e medicamentos estavam no plano de Deus e prometi que iria continuar a tomar os medicamentos até ele me dar indicações do contrário (Sir 38: 1-2).
Eu estava feliz e alegre. Eu comecei a falar sobre a minha cura aos que estavam presentes e às irmãs religiosas. Eu consegui ter um bom sono profundo naquela noite sem tomar comprimidos para dormir. Essa foi a primeira cura física que recebi. Desde que comecei a ter problemas nos rins que não conseguia dormir sem sedativos. Eu levantei-me às 4 horas da manhã, porque alguém me acordou. Era o Senhor, certamente (desde aquele dia, eu faço a minha oração pessoal diária de manhã, às 4 horas). Eu sentei-me na minha cadeira e rezei durante uma hora e meia, com a mesma experiência do dia anterior e muito mais ainda. Nesta oração, o Senhor colocou a Sua sabedoria na minha boca e deu-me o poder de pregar o Seu Reino e ordenou-me a demitir-me do meu cargo como professor de seminário e para ir pregar pelo mundo fora. Depois da oração, eu dei um passeio matinal durante uma hora. Até ao dia anterior, eu era incapaz de levantar-me sozinho da cama e de andar pelo quarto! Depois de um banho, eu fui à capela e celebrei a Missa entre mais de cento e cinquenta pessoas. A leitura do Evangelho era de Lucas, capítulo dezanove; a história de Zaqueu. Sem qualquer preparação prévia, confiando planeamento no Espírito Santo, eu fui capaz de pregar durante dezoito minutos e fi-lo olhando para a cara das pessoas. Eu senti que estava completamente liberto do fardo e da amarra do medo e do complexo de inferioridade. Eu senti uma espécie de intimidade com aqueles que estavam na Missa. Eu conseguia olhar para eles com liberdade e amor e senti que cada um deles era meu irmão, minha irmã. Depois da Missa, tendo reparado na alteração do meu comportamento, o médico pediu que se repetisse todos os testes de laboratório. Em seguida, ele chamou-me para o seu gabinete e mostrou-me os resultados antigos e os resultados novos dos testes clínicos e confirmou que os meus rins estavam completamente curados; confirmou que eu podia parar de tomar todos os medicamentos e ter alta do hospital. Eu não sei como explicar a alegria que eu senti naquele momento. Eu disse: "Louvado seja o Senhor", abracei o médico e saí do hospital.
Eu saí do hospital como um homem novo, com novas decisões e determinações. Eu decidi viver apenas para Jesus e dedicar a minha vida a pregar o Seu Reino. Eu demiti-me do meu cargo como professor e fui pelo mundo fora para pregar, depois de quarenta dias de jejum e oração. Desde o dia 17 de Fevereiro de 1976, quando eu preguei o meu primeiro retiro carismático, provavelmente o primeiro retiro carismático pregado em malaio, em Kerala, até agora, eu dediquei todo o meu tempo a pregar a Sua Palavra. Os meus queridos superiores ofereceram-me na altura várias oportunidades para ir para a Alemanha ou para Roma para prosseguir o doutoramento, mas eu recusei, porque o Espírito me disse: "Eu sou suficiente para ti". "Quem olha para trás, depois de deitar a mão ao arado, não é apto para o Reino de Deus" (Lc 9: 62). Durante a minha formação no seminário, quando eu via muitos dos meus colegas a serem enviados para o estrangeiro para continuarem os seus estudos, eu sentia um grande desejo de ir para o estrangeiro para obter diplomas. Graças a Deus, agora o Senhor saciou o meu desejo com a minha pregação contínua do Reino no estrangeiro. É mesmo verdade que quando nós entregamos qualquer dos nossos desejos mundanos para o bem do Senhor, Ele devolve-o cem vezes mais! É verdade que Jesus utilizou-me para construir uma casa de oração para Ele, em Athirampuzha, Kerala, conhecida como “Charis Bhavan”. Na minha pregação de retiros, convenções e serviços de cura, eu tive que me deparar com oposições e até mesmo com perseguições. Mas a Palavra de Deus, que diz que todo o que quer viver uma vida santa será perseguido, consola-me e fortalece-me (II Tim 3: 12). Eu sei que todos os dons e poderes que me foram dados, a mim, um ser fraco, num vaso de barro, são para contemplar o tesouro do Seu poder (II Cor 4: 7). Juntamente com S. Paulo, eu também direi que tenho a força para tudo através d'Ele que me dá poder (Fil 4: 13). O Seu poder foi manifestado nas alturas em que fui raptado e preso no mundo muçulmano dos países Árabes e também nas alturas em que houve insultos e desentendimentos por parte dos meus próprios superiores e amigos. Eu concluo o meu testemunho com as palavras de S. Pedro: "Caríssimos, não estranheis a fogueira que se ateou no meio de vós para vos pôr à prova, como se vos acontecesse alguma coisa estranha. Pelo contrário, alegrai-vos, pois assim como participais dos padecimentos de Cristo, também rejubilareis de alegria na altura da revelação da sua glória. Se sois ultrajados pelo nome de Cristo, bem-aventurados sois vós, porque o Espírito da Glória, o Espírito de Deus, repousa sobre vós." (I Ped 4: 12-14).

1 comentário:

João disse...

Uma amiga e colega doente oncológica enviou-me a informação do retiro de Vila do Conde do Padre James Manjackal, nos passados dias 10, 11 e 12 de Junho de 2011, foi dos momentos mais felizes da minha vida.
Aprendi mais sobre a Bíblia Sagrada, sobre o Altíssimo Deus, Jesus Cristo e o Espírito Santo em 3 dias do que durante mais de 55 anos da minha existência.
É fascinante e maravilhoso e só quem participa com espírito de fé e todos os minutos, horas e dias do retiro pode apreciar os maravilhosos ensinamentos, alertas e os elevados ensinamentos da Lei de Deus, os seus benefícios e cautelas (cumprir a Lei de Deus)" com este retiro maravilhoso de LOUVOR, ADORAÇÃO, CURA E LIBERTAÇÃO).
Só posso dizer a todos os responsáveis que organizaram este maravilhoso evento religioso, ao grupo de cânticos, colaboradores e ao Padre James, eternamente bem haja e que o Altíssimo Deus, o cobra de bênçãos maravilhosas e infinitas, para que propague, por todo o mundo e a todos os povos a maravilhosa palavra de Deus.
Eternamente, bem-haja e obrigado.
Que Deus os abençoe a Todos.
QUE DIAS FELIZES SENTI E VIVE.
SINTO QUE RENASCI PARA A VIDA E PARA O MUNDO, NOVAMENTE, COM UM ESPIRITO NOVO E RENOVADO.
Fernando da Silva Franco