Adorar Deus em espírito e verdade
O reitor do Santuário de Fátima, padre Virgílio Antunes, anunciou a realização de três congressos teológicos sobre a relação entre a doutrina da Igreja Católica e a mensagem deixada pelas aparições marianas ocorridas em 1917.
O sacerdote, que a 28 de Abril foi nomeado bispo de Coimbra pelo Papa Bento XVI, lamentou que Fátima seja "muito conhecida pelo aspecto devocional" e não tanto pela "mensagem com dimensão teológica válida, aceite e acolhida pela Igreja". A comissão organizadora das celebrações do centenário das aparições tem reflectido sobre o modo como a mensagem "é ou não conhecida no mundo, nomeadamente noutros âmbitos linguísticos, que não a língua portuguesa", explicou Virgílio Antunes.
O primeiro congresso vai realizar-se nos Estados Unidos da América, em 2013, seguindo-se Roma, em 2015 e, por fim, Fátima, em 2017, ano do centenário das aparições.
Este ano o santuário mariano vai acolher a peregrinação das crianças, agendada para 9 e 10 de Junho, e um simpósio teológico, entre 24 e 26 de Julho, centrado no tema «Adorar a Deus em espírito e em verdade».
(...) O sucessor de Virgílio Antunes à frente do mais importante santuário católico de Portugal, padre Carlos Cabecinhas, disse durante a conferência de imprensa que antecedeu o início da peregrinação que está a preparar-se para funções que sabe serem exigentes, mas que não conhece na totalidade.
O futuro reitor do Santuário de Fátima, que toma posse a 11 de Junho, tem como horizonte de trabalho "o plano pastoral para os próximos sete anos", projecto em que colaborou desde o início. (...).
Fonte: LS/Agência Ecclesia
Sem comentários:
Enviar um comentário