Compêndio da Doutrina Social apresentado na China
O bispo emérito de Hong Kong, cardeal Dom Joseph Zen Ze-kiun, apresentou em Hong Kong, China, a versão chinesa do Compêndio da Doutrina Social da Igreja Católica, projecto que ele próprio havia lançado em 2005. Esteve presente no evento de apresentação do Compêndio o presidente do Pontifício Conselho da Justiça, cardeal Peter Turkson.
Segundo o cardeal Zen, o lançamento desta edição será uma boa ocasião para levar os valores sociais da Igreja a todos os habitantes da China. Opinião corroborada pelo consultor eclesiástico da Comissão local de Justiça e Paz, padre Stephen Chan Moon-hung. «Este livro orienta-nos para onstruir uma sociedade melhor, em linha com a filosofia que durante séculos guiou o povo chinês. Portanto será útil a todos os chineses, que hoje representam um quinto da população mundial», declarou.
Por sua parte, o cardeal Turkson fez questão de recordar que o Compêndio da Doutrina Social da Igreja Católica tem a necessidade de uma continua actualização na realidade concreta, e afirmou que o documento deve ser um ponto de referência fundamental no empenho social de todos os católicos.
Tradução do Compêndio
Esta nova tradução do Compêndio demandou seis anos de intensos trabalhos. Os tradutores enfrentaram dificuldades sintáticas e léxicas, tanto que se fez necessária a colocação de notas para explicar o correcto sentido de alguns temos que em chinês adquirem um significado completamente diverso.
Cópias da nova edição serão enviadas a Macau, Taiwan, Singapura e outras comunidades chinesas espalhadas pelo mundo.
Gaudium Press com informações da agência Ucan e da Rádio Vaticana.
Sem comentários:
Enviar um comentário