quinta-feira, 24 de março de 2011

Caritas inicia celebrações de Semana Nacional

Organização católica para a solidariedade assinala aumentos dos pedidos de ajuda e quer reunir 300 mil euros para projectos das dioceses

















A Caritas Portuguesa iniciou a celebração da sua Semana Nacional, marcada pela crise económica que levou a um «aumento de 40%» nos pedidos de ajuda à instituição católica.
«Este ano, e numa altura em que se regista um aumento de 40% nos pedidos de ajuda à Caritas, a instituição pretende recolher cerca de 300 mil euros, verba que lhe irá permitir responder às necessidades mais prementes de tantos que vivem no limiar da sobrevivência no país», assinala a organização, em comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
A chamada «Semana Caritas» decorre, este ano, de 21 a 27 de Março, tendo como tema de reflexão «Ser Voluntário, Ser Solidário».
A iniciativa conta com conferências de sensibilização para a causa do voluntariado e um peditório público, de recolha de fundos para as várias Caritas diocesanas, que vai levar 2900 pessoas às ruas de Portugal.
No Ano Europeu do Voluntariado, a Caritas quer «sensibilizar a população para a prática da solidariedade», mostrando que, nesta área, «os portugueses podem fazer a diferença face a três quartos da população europeia que não participam em qualquer acção de solidariedade».
«O trabalho voluntário em favor da comunidade contribui para uma sociedade mais equilibrada e responsável. A Caritas Portuguesa é um exemplo dessa dádiva de todos por todos, levando às ruas do país milhares de voluntários num peditório a favor de diferentes projectos sociais», afirmou Eugénio Fonseca, presidente da organização católica para a solidariedade e a ajuda humanitária.
O peditório público, que irá reverter a favor das diferentes iniciativas sociais desenvolvidas em cada uma das Caritas diocesanas, angariou mais de 290 mil euros, «um valor que reflecte a grande preocupação e solidariedade dos portugueses».
A Caritas Portuguesa é a união das vinte Caritas diocesanas distribuídas pelo território nacional, ligadas à Igreja Católica, com o objectivo de oferecer uma resposta às situações mais graves de pobreza, exclusão social e situações de emergência em resultado de catástrofes naturais ou calamidade pública.
Entre outras acções desenvolvidas em território nacional, a Caritas intervém na implementação de programas de apoio materno-infantil, infanto-juvenil, terceira idade, mulheres vítimas de violência doméstica bem como na luta contra a exclusão social, em especial no apoio às minorias étnicas, comunidades de imigrantes e suas famílias, toxicodependentes, seropositivos e alcoólicos.
As comemorações do Dia Nacional da Caritas são este ano centradas na cidade de Santarém, culminando na celebração da Eucaristia a 27 de Março, na sé local, presidida por D. Manuel Pelino, bispo da diocese.


Caritas portuguesa auxilia Japão
Por ocasião do terrível terramoto, seguido de tsunami, a Cáritas Portuguesa solidariariza-se com as vítimas do Terramoto e do Tsunami ocorridos no Japão. A instituição tem consciência de que não deve pedir mais aos portugueses, que têm sido tão solidários e generosos e tem consciência, também, do momento difícil por que passa o povo português. No entanto não deixará de dar o seu apoio, caso seja solicitado pela Caritas Internacionalis.
A mensagem foi entregue ao embaixador do Japão em Portugal.

Sem comentários: