domingo, 13 de março de 2011

1º Domingo da Quaresma, 13 de Março de 2011

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“Adorarás o Senhor teu Deus” 

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo S. Mateus, 4, 1-11

«Naquele tempo, Jesus foi conduzido pelo Espírito ao deserto, a fim de ser tentado pelo Demónio. Jejuou quarenta dias e quarenta noites e, por fim, teve fome. O tentador aproximou-se e disse-lhe:
Se és Filho de Deus, diz a estas pedras que se transformem em pães. 
Jesus respondeu lhe:
Está escrito: ‘Nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus’.
Então o Demónio conduziu-O à cidade santa, levou-O ao pináculo do templo e disse-Lhe:
Se és Filho de Deus, lança-Te daqui abaixo, pois está escrito: ‘Deus mandará aos seus Anjos que te recebam nas suas mãos, para que não tropeces em alguma pedra’.
Respondeu-lhe Jesus:
Também está escrito: ‘Não tentarás o Senhor teu Deus’.
De novo o Demónio O levou consigo a um monte muito alto, mostrou-Lhe todos os reinos do mundo e a sua glória, e disse-Lhe:
Tudo isto Te darei, se, prostrado, me adorares.
Respondeu-lhe Jesus:
Vai te, Satanás, porque está escrito:
‘Adorarás o Senhor teu Deus e só a Ele prestarás culto’».

Então o Demónio deixou-O e logo os Anjos se aproximaram e serviram Jesus.»

As clássicas tentações de Jesus todos os anos evocadas no 1º Domingo da Quaresma, têm um enorme valor pedagógico: ajudar-me a avaliar, logo no início, as dificuldades e os meios para atingir o fim que me proponho (ou não) com a caminhada da Quaresma rumo à Páscoa. Se o objectivo é a renovação da Aliança com Deus, é bom perguntar já: Quais são os meus valores? Qual a proporção de tempo que dou à satisfação das carências físicas (comida, saúde, casa, roupa…) e às espirituais (leitura orante da Bíblia, formação contínua da fé)? A minha fé em Deus leva-me à temeridade de me expor a provas que exijam a sua intervenção miraculosa? Estou disposto a “vender a alma” – abandonar a vida cristã, mudar de religião ou de crença, passar por cima dos outros – para atingir poder ou prestígio? Pecado é voltar-me para os ídolos; colocar outros deuses no lugar do coração reservado ao Deus único (...).

Sem comentários: