terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Nossa Senhora de Soufanieh


Família e unidade dos cristãos nas mensagens de Cristo e de Maria em Soufanieh

Necessidade do regresso do mundo a Deus na humildade, penitência e amor
Necessidade de santificação da vida e da família
Necessidade da presença cristã no coração do mundo árabe
Apelo urgente à Unidade da Igreja e à Unidade dos Corações
Apelo urgente ao Amor universal em torno de Deus, condições para uma verdadeira Paz no mundo.


Ícone de Nossa Senhora de Kazan / Soufanieh



















Tudo começou no dia 22 de Novembro de 1982, Myrna rezava com outros membros da sua família na casa da cunhada que estava doente, quando de repente, sentiu uma coisa estranha, indescritível, todo seu corpo tremia como se dela uma força emanava. O azeite escorria das suas mãos pela primeira vez. O segundo facto aconteceu na casa de Myrna e Nicolas no dia 27 de Novembro de 1982, coincidindo com a data de aniversário da aparição da Virgem Maria a Santa Catarina Labouré, em 1830, na capela da Rua do Bac, em Paris, França. O azeite começou a escorrer de uma pequena réplica do ícone de Nossa Senhora de Kazan, do tamanho de um bilhete postal, comprado pelo casal aquando a sua visita a Sofia, Bulgária, na igreja ortodoxa Alexandre Nevsky em Agosto de 1980.
Esta exsudação do ícone lentamente tomou o ritmo do ciclo litúrgico das festas, e durou até o dia 26 de Novembro de 1990, tendo acontecido também durante a Semana Santa de 2001, quando a data da Páscoa foi comum a católicos e ortodoxos. Durante estes anos, de Novembro de 1982 a Novembro de 1990, houve uma interrupção da exsudação, do dia 26 de Novembro de 1985 a 26 de Novembro de 1986, mas as orações não cessaram e uma atmosfera de paz reinava na casa. Este período explica o sentido de parte da mensagem de Cristo do dia 26 de Novembro de 1985:

«.... E se a Minha ausência se prolongar e que a Luz se ocultar para ti, não tenhas medo de nada, isto será para a Minha glorificação». 

Algumas referências a Damasco na Bíblia: at. 9,1-27 / at. 22,5-16 / at. 26,12-22 / 2Cor 11,32-33 / Ga 1,15-17.

Myrna Nazzour, estigmatizada














Mensagens de Jesus e Maria

«Vai e anuncia ao mundo inteiro e diz-lhe sem medo que trabalhem pela unidade» (1)

Respondendo ao apelo de Jesus Cristo, Myrna fez-se peregrina e, realizando o percurso inverso ao de Saulo que, a caminho de Damasco, sentiu a Presença de Cristo obstando a sua perseguição aos cristãos, esta mulher, frágil e simples, sai da mesma cidade, após ter recebido, também ela, a extrema Graça da Presença de Cristo e do Seu incitamento.
Traz-nos, nesta «Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos», a Mensagem Viva de Jesus Cristo: «Diz aos Meus filhos que é a eles que Eu peço a unidade».(2)

Myrna veio até nós. Myrna está entre nós, testemunhando o Amor com que o Pai acolhe todos os Seus filhos.

Foi em Novembro de 1982, quando Myrna rezava junto de um familiar doente, que as suas mãos se cobriram de azeite. Alguns dias mais tarde, também uma estampa reproduzindo o ícone de Nossa Senhora de Kazan começou a exsudar o mesmo azeite.
Para esta jovem recém-casada de 18 anos, humilde, de educação cristã, residente em Soufanieh (um antigo bairro da cidade de Damasco – Síria), era demasiado surpreendente e inexplicável o que lhe estava a acontecer.
Assim, juntamente com os pais (pai católico, mãe ortodoxa) e o marido Nicolas, ortodoxo e bastante mais velho do que ela, decidiu guardar segredo do que dificilmente conseguiria explicar.
Porém, desceu até ela uma Voz Feminina que lhe disse: «Não temas. Eu estou contigo. Abri as portas e deixai que todos vejam». A partir desse instante as portas da sua casa mantiveram-se abertas e foram muitas as pessoas que começaram a orar junto do ícone.
Cinco espécies de fenómenos foram observados, desde então em Soufanieh: exsudações de óleo a partir de reproduções do ícone (contam-se mais de mil reproduções) e do corpo de Myrna (nas mãos e no rosto, em diversas ocasiões, sobretudo no período das festas cristãs mais significativas) - aparições da Virgem, êxtases, estigmas e mensagens.
Após terem sido realizadas análises em laboratórios de vários países, os resultados são unânimes e irrefutáveis: trata-se de azeite 100% puro que, em circunstância alguma, poderia ser produzido pelo corpo humano ou pelo papel.
As aparições da Virgem foram em número de cinco, nos primeiros quatro meses, sempre no terraço da casa. A partir de 28 de Novembro de 1983, Myrna teve 33 êxtases, tendo-lhe aparecido Jesus e a Virgem.
Recebeu os estigmas pela primeira vez, no dia 25 de Novembro de 1983, uma sexta-feira e ainda mais três vezes nos anos de 1984, 1987 e 1990, coincidindo sempre com a simultaneidade da Semana Santa das Igrejas Católica e Ortodoxa.
A mensagem de Soufanieh revela a necessidade da Unidade da Igreja e a importância da família (será pertinente relembrar que estas manifestações se revelam no seio de uma família cristã «mista»).
O fenómeno é, desde o início, acompanhado pelos padres católicos Elias Zahlaoui e José Malouli (Lazarista), este último conhecido pelo seu cepticismo em relação a manifestações deste tipo.
O próprio Núncio local encara os acontecimentos de forma muito positiva e, sempre que Myrna se desloca em missão, fá-lo com o seu conhecimento, fazendo-se acompanhar do padre Elias Zahlaoui ou do padre Paul Fadel.
Em Dezembro de 1982, a Igreja Ortodoxa (grega) considerou o ícone miraculoso e, no Congresso Teológico de Munster, em 1991, foi realizado um estudo das mensagens tendo-se concluído que estas se revelavam consonantes com os ensinamentos da Igreja e dos Santos Evangelhos, adaptadas ao nosso tempo e circunstâncias.
«Não escolhas o caminho porque Eu já to Tracei» diz Cristo a 10 de Outubro de 1988.
O caminho trilhado por Myrna, desde então, é aquele que é traçado pela Mão do Pai e, é esse caminho que a traz até nós, numa atitude simultânea de caminhante e de mensageira da Unidade, do Amor e da Fé, instrumento de Cristo Vivo entre os Seus filhos e que permanecerá em nós para sempre.



"Meus filhos, vós ensinareis às gerações as palavras de Unidade, de Amor e de Fé. Eu estou convosco». (3)

(1) Mensagem de Cristo em 26 de Novembro de 1987
(2) Mensagem de Cristo em 7 de Setembro de 1988
(3) Mensagem de Cristo em 14 de Abril de 1990

Se pretende conhecer melhor as Mensagens de Soufanieh visite o seguinte sítio http://www.soufanieh.com/menubresil.htm, de onde foi retirado o texto (adaptado à Língua Portuguesa matricial)

Sem comentários: