sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Centenário das Aparições da Virgem Maria em Fátima














Neste primeiro ano da celebração do centenário das aparições de Fátima, o Santuário de Fátima propõe à reflexão dos seus peregrinos e visitantes o tema  

“Santíssima Trindade, adoro-Vos profundamente”.
 
No editorial do jornal oficial da instituição, o Reitor do Santuário apresenta este tema que pretende dar relevo às mensagem e às aparições do Anjo da Paz, na Primavera, Verão e Outono de 1916, e os objectivos a que a instituição se propõe. Pretende-se “proporcionar aos peregrinos de Fátima a possibilidade de desenvolverem na sua vida e na sua espiritualidade a atitude de adoração”.
“Santíssima Trindade, adoro-Vos profundamente. Trata-se de uma frase de conteúdo muito vasto. Em primeiro lugar, a afirmação de Deus, Santíssima Trindade, um mistério revelado por meio de Jesus Cristo, mas tão difícil de compreender no seu significado e alcance”, escreveu o Padre Virgílio Antunes.
Em segundo lugar, considera, a afirmação pretende sublinhar a “nossa disponibilidade adorar Deus, profundamente, ou seja, da forma mais sincera e nobre que estiver ao nosso alcance”.
“Falar de um Anjo que aparece a três crianças humildes e incultas, num lugar distante e desconhecido, e as convida a adorar Deus,Santíssima Trindade, era uma realidade contrária à corrente oficialmente dominante. Podia mesmo parecer uma provocação, o que acabou por acontecer”, refere o Reitor na “Voz da Fátima” de Janeiro, onde também sublinha que “passada a longa noite da fé, que foi séc. XX, e iniciado o novo milénio sob o signo da esperança, é urgente continuarmos a ouvir a voz do Mensageiro, que nos ensina a dizer, como ensinou aos Pastorinhos: Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-Vos; Santíssima Trindade, adoro-Vos profundamente”.
“Aos leitores da Voz da Fátima, aos organizadores de peregrinações e a todos os peregrinos, convidamos a fazer deste ano uma grande escola de adoração a Deus, Santíssima Trindade”, convida o Padre Virgílio Antunes a fechar o referido editorial.
Recorde-se que, em cada um dos sete ciclos até 2017 será feita alusão às aparições em Fátima: às do Anjo (1916) e às de Nossa Senhora (de Maio a Outubro – seis, de 1917). Percorrer-se-ão, deste modo, os acontecimentos históricos de Fátima.
“Com base nos textos testemunhais e nos diversos aprofundamentos teológicos disponíveis, identificaram-se as ideias fundamentais da Mensagem de Fátima, encontrando para cada um dos sete ciclos anuais um conjunto diversificado de propostas, capazes de a apresentar e iluminar: adoptou-se uma frase inspiradora da qual se formulou um tema geral para cada ano; definiu-se um núcleo teológico, um elemento catequético e uma atitude crente a desenvolver”, conforme informa o site oficial do centenário das aparições de Fátima www.fatima1917.org.

Sem comentários: