terça-feira, 12 de maio de 2009

Uma Senhora mais brilhante que o sol



«Os puros de coração verão a Deus» (Mt 5,8 )


Em vésperas do dia 13 de Maio, são já milhares os peregrinos que se encontram no Santuário de Fátima para as celebrações da aparição de Nossa Senhora aos três pastorinhos em 1917. Associados a esta grande Graça de Deus, deixamos aqui o texto subordinado a esta peregrinação (e também a deste ano) e algumas informações extra.
«Os puros de coração verão a Deus»

O Santuário de Fátima escolheu como tema central das suas actividades pastorais, litúrgicas e formativas deste ano, o nono mandamento da Lei de Deus, segundo a formulação do catecismo tradicional: guardar castidade nos pensamentos e nos desejos.
A formulação bíblica do livro do Êxodo diz: “não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que lhe pertença”. Uma e outra formulação centram-se no coração humano, sede de toda a personalidade moral, para exprimir a grande orientação.
A frase do Evangelho segundo S. Mateus, “os puros de coração verão a Deus”, ajuda-nos a entrar no conteúdo do mandamento de Deus e a captar os apelos de pureza do coração e da vida, que são caminho de renovação pessoal e de abertura à sã convivência comunitária.
Ponto prévio para o acolhimento deste mandamento de Deus é a fé de que o apelo provém do Deus da aliança, da amizade e do amor, do Deus que nos propõe caminhos de vida que nos tornam efectivamente felizes. Para quem não conhece Deus, para quem não tem fé ou para quem desconfia da bondade de Deus, qualquer mandamento ou preceito pode soar a exigência despótica, a sacrifício indesejado, a atentado contra a autodeterminação humana.
Terá sentido, ainda hoje, falar de pureza de coração? A experiência de vida e de relações existentes entre as pessoas está continuamente a demonstrar, pela negativa, as consequências da sua ausência. Os fenómenos de desagregação familiar, consequência de infidelidades e traições, são o melhor espelho. Se, para tirarmos esta conclusão, não bastasse a vida real que conhecemos directa ou indirectamente,teríamos a avalanche de romances, filmes e novelas que, por outra via, nos fazem entrar essa realidade pelos olhos dentro.
Os fenómenos de fraude económica e financeira, de pequena ou grande escala, fazem-nos duvidar da rectidão de tantas intenções, palavras e acções, frequentemente revestidas das melhores aparências. Os fenómenos de sedução e aliciamento, assentes nas mais bonitas promessas de felicidade a baixo custo, revelam corações incapazes de amar e simplesmente interessados em explorar.
Quantas pessoas, adolescentes e jovens se não têm deixado cair nas teias preparadas por corações viciados e exploradores, que através dos novos meios de comunicação conseguem realizar os seus intentos! E as promessas de trabalho em paraísos de felicidade e de dinheiro fácil que acabam em autênticos cativeiros, lágrimas e dor, fruto de corações sem escrúpulos!
O coração, com tudo o que representa, quando se perverte, desencadeia os piores males. Quase sempre a felicidade e pureza de coração são mais discretas. No entanto, a experiência de vida e de relações entre as pessoas também são suficientes para demonstrar, pela positiva, o que é e o que vale um coração puro.
São grandes os homens e mulheres, pais e mães, trabalhadores, jovens e adultos, cujo sonho é simplesmente viver de forma honesta, justa e santa. Não desejam nada que ponha em causa o bem dos outros, não anseiam senão por dar o seu contributo para que todos tenham pão, paz, companhia, amizade… Anseiam ver a Deus, sem dúvida, mas sempre pela via do respeito e do amor aos irmãos.
O Santuário de Fátima procurará ainda ao longo deste ano apresentar a figura do Beato Francisco Marto, no centenário do seu nascimento, como uma dessas figuras grandes na pureza de coração. Extremamente atento às necessidades dos outros, por quem reza e se sacrifica; extremamente atento a Deus, com quem tem gosto de estar e que anseia por ver.
Nisso se resumem os seus pensamentos, os seus desejos e a sua vida.

P. Virgílio Antunes, Reitor
(Artigo "Voz da Fátima",de 13 de Janeiro de 2009)

Se pretende escutarou assistir à transmissão das cerimónias pode fazê-lo através dos seguintes meios (a hora usada é a de Lisboa para todos os casos):
INTERNET - dias 12 e 13
Capelinha das Aparições no Santuário e Fátima (videocâmara permanente do Santuário)
Antena 1 e RDPi (dias 12 e 13, nos horários das transmissões de rádio e televisão)
Dia 12 - Rádio
Antena 1, RDPi, das 22 às 24 horas
Rádio Renascença (necessita confirmação)
Dia 12 - Televisão
RTP1, das 00.18 às 00.59 horas (em diferido)
RTP Madeira, das 23.30 às 00.15 horas (em diferido)
RTPi Europa, das 01.30 às 2 horas
RTPi América, das 05.30 às 06.00 horas
Telepace (sátelite)
Dia 13
Rádio
RDPi, das 10:12 às 13 horas
Radio Renascença (necessita confirmação)
Televisão
RTP1, das 10 às 13 horas
RTP Madeira, das 10 às 13 horas
RTPi Europa, das 9 às 13 horas
RTPi América, das 9 às 13 horas
RTPi Ásia, das 10 às 13 horas
Telepace (sátelite)
Canção Nova (a confirmar)
TVI (a confirmar)
A Mensagem de Fátima encontra-se disponível na íntegra no sítio do Santuário de Fátima na internet.

Sem comentários: