domingo, 24 de maio de 2009

Mensagem de Bento XVI


Bento XVI alerta para vantagens
e perigos do mundo digital

Papa publicou Mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais

Na Mensagem para o 43.º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que se assinala dia 24, o Papa Bento XVI enaltece a importância das redes digitais, mas lança também alguns alertas sobre os perigos do mundo virtual.

No documento, intitulado «Novas tecnologias, novas relações. Promover uma cultura de respeito, de diálogo, de amizade», Bento XVI defende que os novos instrumentos de comunicação não devem contribuir «para incrementar o desnível entre pobres e ricos».

As novas redes digitais potenciam a «solidariedade humana, a paz e a justiça, os direitos humanos e o respeito pela vida e o bem da criação», refere o Santo Padre, para quem as novas tecnologias abriram «a estrada para o diálogo entre pessoas de diferentes países, culturas e religiões».

Apesar de ter aberto este caminho, o ciberespaço não pode, segundo o Papa, «banalizar o conceito e a experiência da amizade». Neste sentido, o documento chama a atenção para o perigo de a ligação virtual ser obsessiva, levando a pessoa a isolar-se e a interromper a interacção social real.

«Seria triste se o nosso desejo de sustentar e desenvolver “online” as amizades fosse realizado à custa da nossa disponibilidade para a família, para os vizinhos e para aqueles que nos encontramos na realidade do dia-a-dia, no lugar de trabalho, na escola, nos tempos livres».

Quem opera ao nível da produção e difusão de conteúdos dos novos meios de comunicação social deve sentir-se obrigado a respeitar a dignidade e o valor da pessoa humana.

Na opinião de Bento XVI, «se as novas tecnologias devem servir o bem dos indivíduos e da sociedade, então aqueles que as usam devem evitar a partilha de palavras e imagens degradantes para o ser humano».

Sem comentários: