segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

São João Bosco e a obra salesiana




S. João Bosco é um «gigante do Espírito» que deixou como herança um património espiritual rico e bem definido. Ele é o iniciador de uma verdadeira escola de espiritualidade apostólica, nova e atraente. É ponto de referência obrigatório para quantos, sob um particular impulso do Espírito, se sentem chamados a partilhar, no hoje da história, o seu destino e a sua missão nos vários estados de vida, cada um segundo o grau e o nível que lhe é próprio.

In A Família Salesiana de Dom Bosco

São João Bosco nasceu em Castelnuovo d'Asti no norte de Itália, em 16 de Agosto de 1815. A sua mãe educou-o na fé e na prática coerente da mensagem evangélica. Tinha apenas nove anos quando um sonho lhe fez intuir que deveria dedicar-se à educação da juventude. Morreu no dia 31 de Janeiro de 1888.

Tinha apenas nove anos quando um sonho lhe fez intuir que deveria dedicar-se à educação da juventude. Ainda pequeno, começou a entreter os companheiros com jogos que alternava com a oração e a instrução religiosa. Ordenado sacerdote, escolheu como programa de vida, «Dai-me almas e levai o resto», e deu início ao seu apostolado entre os jovens mais pobres e abandonados, fundando o Oratório e pondo-o sob a protecção de S. Francisco de Sales. Daqui o nome de Salesianos. Morreu no dia 31 de Janeiro de 1888. No centenário da sua morte, João Paulo II declarou-o e proclamou-o Pai e Mestre da Juventude, determinando que «ele fosse honrado e invocado com este título, especialmente por quantos se reconhecem como seus filhos espirituais».



Algumas datas significativas:


1815 - Nasce a 6 de Agosto de 1815
1817 - Morte do pai (Francisco Bosco)
1825 - Sonho sobre a missão
1826 - Primeira comunhão
1830-31 - Escola em Castelnuovo d'Asti
1831-35 - Liceu de Chieri
1835-41 - Seminário de Chieri
1841 - 5 de Junho, ordenação sacerdotal
1841-1844 - Formação pastoral com S. José Cafasso
1846 - 12 de Abril, fixação do Oratório em Valdocco
1852 - Inauguração da Igreja de S. Francisco de Sales
1853 - Escolas profissionais; banda; publicação das Leituras Católicas
1864 - Reconhecimento da Sociedade de S. Francisco de Sales
1872 - Fundação do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA)
1875 - 11 de Novembro, primeira expedição missionária
1888 - 31 de Janeiro, morte de S. João Bosco
 
A obra
 
S. João Bosco fundou centros juvenis, escolas, dedicou-se à boa imprensa e às missões.

«Basta que sejais jovens para que eu vos ame», costumava dizer. Fundou os salesianos, seus continuadores, nome inspirado em S. Francisco de Sales, homem de grande bondade. Quando morreu, em 1888, a sua presença começou a espalhar-se pelo mundo.
Tudo começou com S. João Bosco que «iniciou na Igreja uma experiência evangélica original por iniciativa de Deus e com a intervenção materna de Nossa Senhora Auxiliadora. O Espírito deu-lhe um coração grande como as areias do mar e tornou-o pai e mestre de uma multidão de jovens e fundador de uma família espiritual».
De facto, na sua correspondência pode ler-se: «Estamos a dar andamento a uma série de projectos que diante do mundo parecem fábulas ou coisas impossíveis; mas, assim que começam, Deus os abençoa e tudo vai de vento em popa. Isso é motivo para rezar, agradecer, esperar e vigiar».
 
Texto retirado do sítio http://www.salesianos.pt/

Sem comentários: