Por decisão dos bispos portugueses, vão ser celebrados e vividos, pelo segundo ano consecutivo, de 30 de Janeiro a 6 de Fevereiro, a Semana do Consagrado. Trata-se de uma iniciativa para ser concretizada nas dioceses e paróquias, comunidades cristãs e religiosas, em todos os espaços eclesiais. A escolha do tema – “Vida Consagrada na Missão Igreja” – tem a ver em grande parte com a sintonia no processo sinodal em curso «Repensar juntos a Pastoral da Igreja em Portugal».
«Os religiosos e religiosas de vida activa ou comtemplativa celebram a sua consagração a Deus. Seguem de perto a Cristo pobre, casto e obediente. E são felizes», pode ler-se no jornal Cavaleiro da Imaculada.
Seguir Cristo
Por sua vez o bispo de Aveiro e presidente da Comissão, D. António Francisco dos Santos, sublinhou que a semana é «um tempo de bênção em que a gratidão expressa a todos os consagrados(as) nos abre o coração para acolhermos o dom de Deus concedido à Igreja e ao Mundo em todos quantos se decidem a seguir Cristo na radicalidade da vida consagrada. No horizonte de uma iniciativa como esta (...) estão o desejo e o dever de proporcionar às pessoas e às comunidades uma oportunidade de interpelação que leve a descobrir a essência e a beleza da vida consagrada e aí faça nascer o sentido e a coragem da resposta por parte de quem hoje sente o apelo a seguir Cristo».
Sem comentários:
Enviar um comentário