quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Aparições da Virgem Santissima

Nossa Senhora de Medjugorje, Rainha da Paz



Mensagem de 25 de Janeiro de 2011

«Queridos filhos! Hoje também estou convosco, olho para vós e abençoo-vos, e não perco a esperança de que este mundo se transforme para o bem e a paz reine nos corações dos homens. A alegria reinará no mundo porque vos abristes ao meu apelo e ao amor de Deus. O Espírito Santo está transformando uma multidão que disse "sim". Por isso desejo dizer-vos: obrigada por terdes respondido ao meu apelo.»

Brevíssima história

Há 30 anos, Medjugorje era uma desconhecida vila rural no interior da extinta Jugoslávia. As famílias, na sua maioria pobres, trabalhavam nas suas plantações de tabaco e uva. As crianças e os jovens trrabalhavam na lavoura e estudavam. Muitos deixavam a região para procurarem melhores oportunidades noutros países da Europa. Ninguém, jamais, elegeria Medjugorje como destino de uma viagem de férias. As famílias, católicas, carregavam uma história heróica de resistência dos seus antepassados. E a geração daquela época, quando tudo começou, vivia oprimida pelo regime comunista.

Em Medjugorje não era costume falar-se das aparições de Nossa Senhora em Fátima ou Lurdes ou outra. Tanto assim que todos os videntes declaram que não sabiam que existiam aparições de Nossa Senhora.
O inicio das aparições deixou todos perplexos: os próprios jovens (eles viviam um misto de felicidade e perplexidade), seus pais e familiares, o povo da vila e redondezas, as autoridades da Igreja local e as autoridades administrativas e policiais da época, a medicina local e outras instâncias de autoridades científica.
No começo os próprios videntes tinham alguma dúvida. Vicka, orientada pela avó, levou água benta no terceiro dia, aspergiu a aparição e disse: «Se és Nossa Senhora fica.. senão vai embora!». Nossa Senhora apenas sorriu. Nos primeiros dias os seus pais procuraram o padre local sem saber o que fazer. Diziam: «Padre, eu não sei o que fazer... o meu filho diz que vê Nossa Senhora?". O padre alertava os jovens que não se devia brincar com coisa tão séria. A polícia levava-os para interrogar e para exames médicos psiquiátricos. Médicos e assistentes sociais subiram a colina para presenciar a aparição e sairam de lá perplexos. Todos os exames declaravam-nos sempres normais. No oitavo dia, fugindo da polícia, bateram na porta da Igreja e pediram protecção ao pároco, padre Jozo Zovko. Ele levou-os para dentro e lá Nossa Senhora apareceu-lhes e o padre Jozo começou a acreditar.
No dia 24 de Junho de 1981, quando primeiro se falou que Nossa Senhora tinha aparecido, foi uma quarta feira . No dia 27, Nossa Senhora apresentou-se com a Rainha da Paz. No quarto dia, após as aparições dos dias 25, 26 e 27, já se reuniram no domingo, dia 28, aproximadamente quinze mil pessoas de Medjugorje e redondezas para acompanharem o fenómeno. E a partir daí o fluxo de peregrinos nunca mais parou de crescer.
Exactamente 18 meses após o início das aparições, no Natal de 1982, Mirjana, numa aparição que durou 45 minutos, foi a primeira vidente a receber o décimo segredo e a deixar de ter aparições diárias. Nossa Senhora prometeulhe aparecer no dia 18 de maio anualmente. Naquele (dia) 25 de Dezembro, Nossa Senhora também lhe entregou o «pergaminho» onde todos os 10 segredos estão escritos com a data da sua realização. Um pouco mais tarde, orientada por Nossa Senhora, Mirjana escolhe um sacerdote que terá a missão de revelar os segredos três dias antes de eles acontecerem. Ela, que tinha a liberdade de escolher qualquer sacerdote, escolhe o padre franciscano Pedro Ljubicic. A escolha é aprovada por Nossa Senhora.
A notícia das aparições já se espalhara pelo mundo. Em 1983 o Governo da Jugoslávia autorizou peregrinações e multidões começam a afluir para Medjugorje. Também em 1983 e 1984, duas universidades de Itália e de França fazem uma profunda investigação científica médico-teológica sob a direção do Dr Henry Joieux (França), Dr Luigi Frigerio (Itália) e do grande teólogo, especialista em aparições marianas, René Laurentin, sobre os videntes e as aparições. As comissões científicas declaram a idoneidade dos videntes, a sua perfeita sanidade mental e a identificação positiva daqueles fenómenos, sob a óptica da teologia, com aquilo que a teologia mística conhece a respeito do assunto.
Apesar disso, o bispo da Diocese de Mostar, Dom Pavao Zanic, a qual pertence a paróquia de Medjugorje declara serem falsas as aparições. A Congregação para a Doutrina da Fé presidida pelo cardeal Joseph Ratzinger, futuro Papa Bento XVI, não acata esta opinião e transfere para a Conferência Episcopal da Jugoslávia a responsabilidade das investigações.
Em Março de 1984, Nossa Senhora começa a dar as mensagens todas as quintas-feiras através da vidente Marija Pavlovic para a Paróquia de Medjugorje e consequentemente para o mundo .
Em Maio de 1985, Ivanka Ivankovic recebe o décimo segredo e deixa de ter as aparições diárias passando a tê-las a 25 de Junho anualmente. Em 1986, Ivanka, com 19 anos de idade, casa-se com Rajko Elez.
Em Janeiro de 1987, Nossa Senhora passa a dar as mensagens através de Marija Pavlovic, não mais todas as quintas-feiras, mas uma vez por mês nos dias 25 e estas permanecem até à actualidade.
Em 2 de Agosto deste mesmo ano de 1987 iniciam-se as aparições mensais para Mirjana Soldo todos os dias 2, quando Nossa Senhora vem para rezar com ela pelos incrédulos que, segundo Nossa Senhora, são os responsáveis pelos males que acontecem no mundo. Nossa Senhora sempre refere-se a estas pessoas como aqueles que ainda não conhecem o amor de Deus.
Em 1989, Slavko Barbaric reúne-se com 100 jovens de cinco países diferentes que queriam aprofundar o entendimento e a vivência da mensagem de Medjugorje e realiza o primeiro Festival da Juventude com canções, orações e testemunhos. A partir desta data, todos os anos, acontece em Medjugorje o Festival da Juventude com número crescente de jovens de muitos países diferentes.
Em 1989 ocorre a queda do comunismo, levando à desintegração da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS)...  Estremece-se a frágil unidade da Federação Jugoslava mantida desde o final da Segunda Guerra pela liderança do general Tito, que morrera em 1980, e pelo domínio imperialista da União Soviética. Em Setembro de 1989, Mirjana Dragicevic, com 24 anos, casa-se com Marko Soldo.
Em Abril de 1991 a Comissão Teológica definida pela Igreja como responsável por Medjugorje aceitou oficialmente Medjugorje como um lugar de oração e de adoração. E deu a autorização para peregrinações particulares (texto trabalhado a partir do original constante no sítio Queridos Filhos).

Para conhecer melhor as mensagens de Nossa Senhora recomendamos os seguintes sítios na internet: www.medjugorje.org, em inglês; www.queridosfilhos.org.br, em português-brasileiro e ainda www.ecodemaria.org.

Sem comentários: