quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Chamados ao ministério da reconciliação











«Unidos no ensinamento dos Apóstolos, na comunhão fraterna, na fracção do pão e nas orações»

Realizou-se ontem na Igreja Anglicana de St. James, no Porto, a Celebração da Palavra que encerrou a Semana de Oração pela unidade dos cristãos. O evento reuniu neste Templo as confissões cristãs presentes no Grande Porto: Igreja Católica Romana (Diocese do Porto), Igreja Evangélica Alemã do Porto, Igreja Evangélica Metodista Portuguesa (Circuito do Porto), Igreja Lusitana Católica Apostólica Evangélica - Comunhão Anglicana (Arciprestado do Norte). De referir que a celebração seguiu a proposta das Igrejas cristãs em Jerusalém


Na Igreja de St. James, repleta de fieis, foi pedida a Deus a restauração da unidade das Igrejas, sendo reconhecido por todos as limitações próprias do Homem que impedem ainda esta unidade fiel a um só Deus, na Majestade da Santíssima Trindade. Rezou-se também pela Cidade Santa, Jerusalém, para que a paz seja restabelecida.
 
(Mt. 5, 21-26) «Ouvistes o que foi dito aos antigos: Não matarás. Aquele que matar terá de responder em juízo. Eu, porém, digo-vos: quem se irritar contra o seu irmão será réu perante o tribunal; quem lhe chamar 'imbecil' será réu diante do Conselho; e quem lhe chamar 'louco' será réu da Geena do fogo. Se fores, portanto, apresentar uma oferta sobre o altar e ali te recordares de que o teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa lá a tua oferta diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão; depois, volta para apresentar a tua oferta. Com o teu adversário mostra-te conciliador, enquanto caminhardes juntos, para não acontecer que ele te entregue ao juiz e este à guarda e te mandem para a prisão. Em verdade te digo: Não sairás de lá até que pagues o último centavo.»
 
Por último, refira-se que este encontro ecuménico de Oração foi promovido pela Comissão Ecuménica do Porto (C.E.P.), que tem para o corrente ano programada mais encontros de Oração, estando todos nós desde já convidados a participar. A C.E.P. disponibiliza um sítio na internet www.ecumenismoporto.org onde pode consultar o programa completo da Comissão ou colocar questões relacionadas com o assunto.

Sem comentários: