quinta-feira, 9 de abril de 2009

Quinta da Semana Santa - Hoje muito sofri!



Contemplemos Jesus à mercê da miséria popular e da indiferença de Pilatos. Como audição, escutemos o Evangelho de Mateus cantado pela Igreja oriental.


Evangelho de São Mateus Mt. 27, 11-26


Jesus perante o tribunal romano - Jesus foi conduzido à presença do governador, que lhe perguntou: "Tu és o Rei dos Judeus?" Jesus respondeu: "Tu o dizes." Mas, ao ser acusado pelos sumos sacerdotes e anciãos, nada respondeu.Pilatos disse-lhe, então: "Não ouves tudo o que dizem contra ti?" Mas Ele não respondeu coisa alguma, de modo que o governador estava muito admirado.


Ora, por ocasião da festa, o governador costumava conceder a liberdade a um prisioneiro, à escolha do povo. Nessa altura havia um preso afamado, chamado Barrabás. Pilatos perguntou ao povo, que se encontrava reunido: "Qual quereis que vos solte: Barrabás ou Jesus, chamado Cristo?" Ele sabia que o tinham entregado por inveja. Enquanto estava sentado no tribunal, a mulher mandou-lhe dizer: «Não te intrometas no caso desse justo, porque hoje muito sofri em sonhos por causa dele. Mas os sumos sacerdotes e os anciãos persuadiram a multidão a pedir Barrabás e exigir a morte de Jesus. Tomando a palavra, o governador inquiriu: "Qual dos dois quereis que vos solte?" Eles responderam: "Barrabás!" Pilatos disse-lhes: "Que hei-de fazer então de Jesus, chamado Cristo?" Todos responderam: "Seja crucificado!" Pilatos insistiu: "Que mal fez Ele?" Mas eles cada vez gritavam mais: "Seja crucificado!" Pilatos, vendo que nada conseguia e que o tumulto aumentava cada vez mais, mandou vir água e lavou as mãos na presença da multidão, dizendo: "Estou inocente deste sangue. Isso é convosco." E todo o povo respondeu: "Que o seu sangue caia sobre nós e sobre os nossos filhos!" Então, soltou-lhes Barrabás. Quanto a Jesus, depois de o mandar flagelar, entregou-o para ser crucificado.»

Sem comentários: