sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Experiências da rua

Por onde começar?
Decidimos fazer um relato mais alargado recuando ao mês anterior. É que a acção não é instantânea mas se alonga no tempo, por dias, semanas, meses... e, às vezes, até anos!
A persistência é um dom a não esquecer. Só com Fé e teimosia se conseguem mover montanhas. Ainda que sejam as montanhas artificialmente criadas pelo próprio Homem em torno de si próprio, ou em si mesmo.
No mês transacto continuámos o acompanhamento seleccionado de alguns amigos na tentativa de os levar a mudar o rumo das suas vidas. Privilegiámos um casal novo, na casa dos trinta. Fomos ao seu encontro no fim do mês e tivemos a grata surpresa de sermos por eles recebidos com alegria mesmo esfusiante, desejosos que estavam de nos transmitir a certeza de que estavam mesmo, não decididos, mas A MUDAR!...
Apresentaram-nos os responsáveis da associação que os acompanha com quem pudemos conversar, e certificar-nos de que estavam no rumo certo.
Anteriormente tinham-nos apresentado um pedido simples: eram casados pela Igreja e queriam que todos o soubessem; para isso gostavam de ter alianças mas alianças de verdade, ainda que fossem simples alianças de latão!
Registámos o pedido, pusemo-nos em campo, descobrimos a Paróquia onde tinham casado, obtivemos a cópia do Assento de Casamento, e encomendámos umas alianças de prata dourada gravadas com a data e o nome de cada um.
O aniversário era a 31 de Outubro. Nesse dia, à noite, fizemos-lhes a surpresa: oferecemos-lhes as alianças, um farnel adequado, e o Assento de Casamento! Quando lho demos, disse a senhora:
- Ai!... Era mesmo isso que lhes íamos pedir!
Não foi necessário pedir. Adivinhámos o desejo e foi com enorme gosto que lhes demos essa alegria!
A saída de Quarta-Feira teve de ser adiada para Quinta, ontem, por causa dos festejos do S. Martinho, nosso Padroeiro.
Feitas algumas compras para a distribuição da noite, empurrando o carrinho quem me aparece à frente? Ela mesma em pessoa, fora do círculo que lhe era habitual, sozinha! Ficámos a cavaquear durante uma boa meia-hora sobre o tratamento a que se submeteram, sobre a sua decisão, sobre os motivos porque os tratamentos anteriores não tinham resultado, etc., etc., etc.
- Sabe?, não sei porquê gosto mesmo de conversar consigo... As outras pessoas... não sei, não é a mesma coisa! Tem um modo de conversar diferente...
Rservei duas medalhas Milagrosos para lhes entregar à noite, mas não apareceram. Nessa tarde tínha-me dito:
- Sabe? às vezes até já não vamos aos carros; não nos sentimos bem e preferimos ficar no nosso quartinho.
Devem, por isso, ter ficado no seu quartinho. É preciso rezar por eles, empurrá-los com a Graça de Deus!
De resto a noite, com 4 na equipa, foi um pouco diferente. Íamos preparados com 40 sacos para o Aleixo, e mais cerca de 60 para a cidade, e fruta, leite com chocolate e sandes avulso.
À última hora, porque eram ainda 21,30 horas, pensámos alterar a volta começando pelo Aleixo. Deste modo tínhamos a certeza de que todos quantos nos procurassem receberiam o seu quinhão. Só que os sacos a eles destinados já estavam acondicionados no fundo da bagageira. Mas não era impedimento: poderiam tirar-se por dentro, rebatendo o banco.
A solução não demonstrou ser a melhor porque a nossa acompanhante de serviço, que tinha trazido algumas roupas, se viu atrapalhada querendo entregar uma e outra coisa! A aglomeração era grande, com fome e no stress habitual quase que exigiam que lhes dessem os sacos que estavam ali mesmo à mostra, mas que não eram tão completos como os que lhes estavam reservados. Entre sacos, roupa e o sumo, que ia sendo distribuído à medida que chegavam, ultrapassou-se a balbúrdia que não permitiu nenhuma aproximação individual.
Não pôde aqui ser semeada a Palavra que saíra na nossa oração: 1ª. Coríntios, 1, 23 - Respeito pelos outros.
Sem semearmos nos seus corações, retivemos, no entanto, o recado: "quer comais, quer bebais, quer façais qualquer outra coisa, fazei tudo para glória da Deus.".
E para maior glória e honra de Deus ali estávamos, cientes de que, por nós, nada conseguimos resolver, e, por isso, nos entregamos e confiamos em Deus que, ELE sim, tudo pode.
Indo à cidade, andámos positivamente a tropeçar em ajudas: o Colégio do Rosário, os Samaritanos - ambos habituais - e mais três ou quatro grupos novos de que não conhecemos o nome nem a história. A Caridade não tem dono, é certo, mas viemos para casa a pensar se não será altura de dar lugar aos que acabam de chegar, possivelmente com mais meios e capacidade, e de optar por outro tipo de abordagem.
"Tudo é permitido mas nem tudo é conveniente. Ninguém procure o seu próprio interesse mas o dos outros." - dizia a leitura. E qual é o interesse dos outros neste caso?
"Fazei como eu, que me esforço para agradar a todos em tudo, ... a fim de que eles sejam salvos."
Terminámos a nossa noite agradecendo e pedindo o devido discernimento para que, entre o que é permitido descubramos o que é também conveniente na abordagem dos carenciados de quem nos aproximamos.
A Paz de Deus fique nos corações de todos quantos lerem estes curtos relatos, que estão a ter leitores de norte a sul do Brasil, na Espanha, Holanda, em Sacramento dos Estados Unidos da América do Norte, e, claro, em Portugal. Que a semente que queremos deixar no coração de quem encontrarmos no nosso caminho germine e cresça também nos corações dos nossos leitores, a quem saudamos na fraternidade de Jesus.
Avé Maria!
Novembro de 2009
C.

Sem comentários: