sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Quem conduz este combóio é o meu Pai!



ERA UMA VEZ UM RAPAZINHO DE APROXIMADAMENTE 5 ANOS, QUE CORRIA DUM LADO PARA O OUTRO NUM COMBOIO QUE CIRCULAVA RAPIDAMENTE ENTRE O PORTO E LISBOA. UM SENHOR, IMPRESSIONADO COM O QUE LHE PODIA ACONTECER NAS CURVAS, TRAVAGENS E ACELERADELAS DO ANDAMENTO DO COMBOIO, CHAMOU-O E DISSE-LHE:
"- OLHA, MEU MENINO, TENS QUE TER MUITO CUIDADO PORQUE PODES-TE MAGOAR! MAIS VALIA FICARES SENTADO EM VEZ DE ANDARES NESSAS CORRERIAS, SENÃO AINDA TE MAGOAS!"
"- NÃO, NÃO! NÃO ME MAGOO NÃO!"
"- E COMO SABES QUE NÃO TE MAGOAS?"
"- É QUE QUEM VAI A CONDUZIR ESTE COMBOIO É O MEU PAI!"
"QUEM VAI A CONDUZIR ESTE COMBOIO É OMEU PAI!"
Toda a manhã choveu torrencialmente e anunciavam chuva para a noite. De Coimbra recebemos uma mensagem preocupante: a pessoa que trazia os "mimos" que compunham aquele habitual GRANDE cabaz não aparecia, não estava contactável, não se se sabia se as coisas iriam chegar... A história - verdadeira - do menino do comboio que me tinha sido contada na véspera não me largava: "quem vai a conduzir este comboio é o meu Pai!"...
A aparelhagem de som que tínhamos tido a necessidade de arranjar à ultima da hora porque a outra não estava a resultar e era preciso que a oração fosse ouvida por todos e também era preciso dar mais "voz" às 3 violas que agora fazem parte do côro, este novo côro que se "vira e revira" para dar mais força à oração, mostrava-se avessa a dar o som certo, e eu pensava: "quem vai a conduzir este comboio é o meu Pai!"
Recebi uma mensagem a prevenir que a "x" estava bêbada e ía estragar a noite e eu teimava em acreditar: "quem vai a conduzir este comboio é o meu Pai"...
Acabada a oração com o tema: "Preparação para o Nascimento", que foi encerrada por uma música cheia de força e de alegria, uma multidão esfomeada cercou-nos ansiosa. Mas as travessas servidas à volta por amigos cheios de alegria e amor estavam repletas e chegou para todos. As caras foram-se alegrando, e apesar de algumas cenas de violência (que infelizmente vão sendo cada vez mais comuns) a noite acabou em paz. O ar estava morno, a chuva foi chover para outra cidade, e a "x" despediu-se de nós com um lindo fado...
Não há dúvida de que ***QUEM VAI A CONDUZIR ESTE COMBOIO É O MEU PAI***

Relato da noite da última Quarta-Feira na Trindade, de Teresa Olazabal

Sem comentários: