sábado, 30 de dezembro de 2017

CEIA DE NATAL NA PORTA SOLIDÁRIA

Como que coroando o ano comemorativo dos 70 anos da igreja matriz, decorreu no passado dia 28 de Dezembro na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição uma ceia de Natal servida aos habituais utentes da Porta Solidária e pessoas carenciadas ou sem abrigo da cidade do Porto.
Iniciada em 2004, esta iniciativa tem tido ininterrupta continuidade, sendo assumida actualmente pela Porta Solidária, que distribui diária e gratuitamente mais de 200 refeições quentes a pessoas necessitadas, e as apoia disponibilizando banho, roupa e cuidados de enfermagem.
Foram 430 os contemplados este ano, número que ultrapassou o dos anos anteriores.
Esta Ceia de Natal encerra de modo festivo todo o trabalho do ano na vertente solidária e tem ultrapassado mesmo os limites da paróquia, assumindo carácter diocesano pela habitual participação do nosso bispo, e da colaboração de voluntários vindos dos mais diversos lugares. Contámos este ano com a presença do administrador apostólico D. António Taipa, e de voluntários individuais ou grupos de jovens vindos até de fora da cidade, nomeadamente, das freguesias de Carregosa, Vila Cova de Perrinho, Chave (de Oliveira de Azeméis), de Gondomar e de Vila do Conde, e até de fora da diocese como Coimbra, Oliveira do Bairro, Braga e Guimarães, a quem chegou a notícia da sua realização.
De Carregosa, Azaguém, veio também o grupo de cavaquinhos da ACESMA que animou e pôs a dançar muitos comensais e voluntários no fim da refeição.
Como também já é tradição, antes de servidas as sobremesas, o vinho do Porto e o café, as duas centenas de voluntários subiram ao palco e cantaram para os convidados as janeiras em 13 estrofes bem ensaiadas cujo refrão pretende alertar-nos a todos para uma dádiva divina que vai ficando cada vez mais esquecida e é bom relembrar: “Ó acordai, Jesus nasceu. Cantai, cantai, cantai!”.

C. F.

Sem comentários: