quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Dezembro 2014


Ontem foi a nossa última saída deste ano. Um ano em que é de salientar a boa resposta de todos os voluntários deste nosso grupo, em que o amor ao próximo esteve sempre presente, como pretendemos. Como dizia a leitura que fizemos antes de iniciarmos o percurso, a capacidade de amar é uma dádiva que não podemos reter, sendo imperioso que a ponhamos a render. Amor sem prática é amor que não existe! E nós procurámos levá-lo "ao outro", mais do que ao nosso lado, ao "lado de lá", à rua. E com retorno, que é o agradável sentimento de nos sabermos realizados nesta pequena tarefa.

A todos os que, directa ou indirectamente, nos acompanharam este ano, o agradecimento por nos terem permitido cumprir esta missão, e o desejo de que, todos, possamos continuar em frente em mais um ano de dedicação ao outro, sob a promissora orientação do Agrupamento nº. 174 dos escuteiros de Aldoar.

Ontem viemos quase que sem sobras. Vimos que a afluência foi grande em alguns pontos, especialmente junto à Câmara Municipal, onde apareceram pessoas evidentemente necessitadas e outras que já criaram habituação "às carrinhas", utilizando a caridade alheia como forma de poupança...

Durante a noite veio-me à mente esse facto e cheguei à conclusão de que ontem houve uma pequena falha que tentaremos remediar mais adiante quando depararmos com situações semelhantes: identificar esses casos, procurando saber o local de residência dessas pessoas, a situação dos seus agregados familiares, e inquirir se não têm já apoio local das organizações de Vicentinos. Com esses elementos, se se mostrar necessário, poderemos contactar os vicentinos da paróquia da área da sua residência para estudo da situação e acção posterior. Creio que deste modo a nossa acção na rua fica mais justificada.

Mais um dia, mais um ano, mais uma ocasião para dar Graças a Deus por tudo quanto tem feito, e continuará a fazer em resposta às nossas e às orações de quantos intercedem pelo bom êxito destas acções de rua, da saúde e da libertação de quantos encontramos presos ao vício, à miséria, às drogas...

Um Santo Natal a todos.

Franjas Sociais

Sem comentários: